É já um dos nossos acessórios diários. Ninguém sai de casa sem se certificar que tem uma máscara consigo! Ninguém pode estar em certos locais sem máscara e ninguém deve frequentar outros tantos sítios sem máscara. Por isso, a máscara entrou para o nosso dia a dia e devemos ter certos cuidados para que, de facto, sejam eficazes.

É bom relembrar que, para além do uso da máscara, lavar as mãos e/ou desinfetá-las com frequência é um gesto que deve igualmente fazer parte da tua vida, agora. A par disto, deves tentar não mexer com as mãos na boca, nos olhos e no nariz e, claro, manter o distanciamento social.


Aqui ficam alguns cuidados que deves ter SEMPRE com a tua máscara para que te proteja a ti a aos outros.


1 – A máscara deve cobrir o nariz e a boca

Não deixes o nariz de fora. Nem a boca.



2 – Coloca a máscara na cara sempre pelos elásticos

Não toques no interior ou no exterior da máscara. Lava ou desinfeta as mãos antes de a colocares. As mãos são a parte do nosso corpo que mais está em contacto com tudo o que nos rodeia. As mãos tocam e mexem em muita coisa e em muitas superfícies de forma automática e instintiva sem darmos conta, na maior parte das vezes.



3 - Tira a máscara sempre pelos elásticos

Os cuidados que tens ao pô-la no rosto devem ser os mesmos de quando a tiras. Não toques na parte interior ou exterior da máscara. Desinfeta ou lava as mãos após teres retirado a máscara da cara.



4 – Não coloques a máscara em cima de superfícies

Se e sempre que tirares a máscara por um período mais longo, como para almoçar por exemplo, não a coloques em cima da mesa ou sobre uma superfície que possa estar contaminada. Guarda-a num sítio seguro.


5 – Não uses máscaras muito apertadas ou demasiado soltas

No primeiro caso, ficas desconfortável e com mais dificuldade em respirar, para além de poderes humedecer a máscara mais rapidamente o que lhe tira poder de proteção. No segundo caso, uma máscara larga ou solta retira obviamente a proteção.


6 – Não uses a mesma máscara mais do que o tempo recomendado

Respeita o tempo recomendado de uso para cada máscara. Se for reutilizável, lava-a após cada utilização e vê as recomendações do fabricante ou produtor das máscaras, pois têm igualmente um número limitado de lavagens. As descartáveis têm também um período limite de utilização. Deita-as fora para o lixo certo e corta-lhes os elásticos.


7 – Usa máscaras certificadas

Quer reutilizáveis, quer descartáveis devem ser máscaras certificadas. A certificação encontra-se nas embalagens.



8 – Protege a tua máscara, sempre que a retirares do rosto

Sempre que tirares a tua máscara, não a largues dentro da mala ou carteira, não a pendures nem a coloques em qualquer lado em que possa estar em contacto com gotículas ou sítios de possível contaminação. Se acabaste de mexer na carteira para pagar a conta do supermercado, por exemplo, mexeste com as mãos na carteira, puseste a carteira dentro da tua mala e ao colocares a tua máscara também lá dentro podes estar a contaminá-la. A máscara deve ficar num lugar protegido como uma pequena bolsa, desde que a retiras da cara até a voltares a pôr.


9 – Não tires a máscara quando estás em locais com outras pessoas

Se te encontrares num sítio com mais gente, não deves tirar a máscara para falar ao telemóvel ou para falar com alguém mesmo que não te estejam a ouvir ou a perceber nas melhores condições.





Lembra-te que o uso da máscara serve para te proteger a ti e aos outros. Usa este novo objeto com cuidado e foco. Se a máscara serve para proteger deve ser o mais assética possível. Não mexas também com as mãos na cara, lava e desinfeta as mãos com frequência, mantém o distanciamento social!

Stay safe!