O que traz mais felicidade? Gastar dinheiro contigo ou com os outros?

A CIÊNCIA TEM UMA TEORIA SOBRE A FORMA COMO GASTAS DINHEIRO E SOBRE O QUE TE TRAZ MAIS FELICIDADE

Jéssica Santos


Há quem diga que o dinheiro não traz felicidade, mas também há quem defenda que pode ajudar. Gastar dinheiro em bens materiais traz felicidade, mas é momentânea. Tentar colmatar os teus problemas com consumismo pode não ser a melhor opção. Isto não deve ser uma novidade para ti. Se há momentos em que consegues controlar esta tendência, também há outros em que podes ceder e não te sentires mal em relação a isso. O segredo está no equilíbrio.


O que é que a ciência tem a dizer sobre a forma como gastas o dinheiro? Vários estudos desenvolvidos sobre esta temática mostram que existe um limite para o nível de felicidade gerado pelo dinheiro e também que gastar dinheiro com outras pessoas traz mais felicidade do que comprar coisas para nós próprios. Já experimentaste a sensação de poder oferecer um almoço a um amigo, um bilhete para um concerto ao teu namorado ou uma viagem à tua mãe? Ou ajudares instituições ou dares comida aos sem-abrigo?



A University of British Columbia fez um estudo em que deu dinheiro a algumas pessoas para gastarem com outras e num outro grupo deu dinheiro para as pessoas o gastarem nelas próprias. Os resultados mostram que os participantes que receberam dinheiro para gastar com outra pessoa foram mais felizes do que aqueles que gastaram consigo mesmos.


Quando ofereces um presente a alguém e vês a felicidade no rosto da outra pessoa, também ficas feliz. O cérebro regista o sorriso da outra pessoa e ativa a parte da frente do córtex órbito-frontal, na região entre os olhos, o que gera em nós a sensação de prazer.


Agora que já sabes que gastar o dinheiro com os outros traz felicidade e já que estamos próximos da época de Natal, guarda todas as tuas melhores ideias e poupanças para surpreenderes os teus ou ajudares quem realmente precisa. Quem sabe, os outros não se sentem contagiados com a tua felicidade e adotam o mesmo princípio que tu?


  • Partilha:

Artigos Recomendados
AFINAL O DINHEIRO TRAZ FELICIDADEAFINAL O DINHEIRO TRAZ FELICIDADESerá que o dinheiro traz ou não felicidade?maisQuem decora a casa mais cedo p...Quem decora a casa mais cedo para o Natal é mais felizESTA É A CONCLUSÃO RETIRADA DE UM ESTUDO. TEMOS ALGUMAS DECORAÇÕES PARA TE INSPIRARES E TORNARES A TUA CASA MAIS FELIZmaisNatal em família? Nobéis da ec...Natal em família? Nobéis da economia sugerem nova quarentenaFALTAM 86 DIAS PARA O NATAL E SERÁ QUE VAMOS PODER PASSAR O NATAL EM FAMÍLIA? NOBÉIS DA ECONOMIA SUGEREM UMA NOVA QUARENTENAmaisHá uma rádio que já passa músi...Há uma rádio que já passa músicas de Natal a todas horasALEGRIA, ÂNIMO E ESPÍRITO NATALÍCIO É AQUILO QUE UMA RÁDIO BRITÂNICA ESTÁ A DAR AOS OUVINTES ATÉ AO NATALmaisEm Espanha, já se montam luzes...Em Espanha, já se montam luzes de NatalVIGO VAI COMEÇAR HOJE A INSTALAR AS PRIMEIRAS LUZES DE NATAL NA CIDADE, DE FORMA A GARANTIR QUE TUDO ESTEJA PRONTO EM DEZEMBROmaisCasa de Cristiano Ronaldo é as...Casa de Cristiano Ronaldo é assaltada no FunchalO INTRUSO DO ASSALTO A UMA DAS MORADIAS DE CRISTIANO RONALDO, ESTA QUARTA-FEIRA, JÁ FOI IDENTIFICADO E LOCALIZADO PELA POLÍCIAmaisRestaurante convida influencer...Restaurante convida influencers a pagar o jantar para um fim solidário e ninguém alinhouO RESTAURANTE REBEL ASIAN, EM LISBOA, LANÇOU UM DESAFIO SOLIDÁRIO AOS INFLUENCERS, MAS SEM SUCESSOmaisUm “bolo” anti-coronavírus par...Um “bolo” anti-coronavírus para os 58 anos de Júlia PinheiroA APRESENTADORA ASSINALOU MAIS UM ANO DE VIDA COM UM "BOLO" BEM DIFERENTE DO HABITUALmaisCristina Ferreira e Pedro Fern...Cristina Ferreira e Pedro Fernandes juntos na TVICRISTINA FERREIRA E PEDRO FERNANDES PARTILHARAM UMA FOTOGRAFIA JUNTOS, EM QUE AFIRMAM QUE ESTÃO "EM CASA" E A PENSAR NO FUTUROmais
Top