Calma, não vou fazer deste conteúdo uma mera lista de receitas. A abóbora é uma das estrelas do Outono, não só porque surge carnuda e colorida nos supermercados... mas porque é - literalmente - a cara do Halloween, uma tradição que se tornou global.
Tal como outros ingredientes naturais é super versátil e pode ser usada nas receitas mais incríveis : e por vezes menos prováveis!

5 - Pão de Abóbora.

Já terão ouvido falar do Banana Bread, que tendo nome de pão é um bolo delicioso! Recentemente o Pumpkin Bread - ou pão de abóbora - também teve o seu merecido destaque e deixo-vos uma receita da babar!!
Pão de Abóbora :
1 Colher de Sopa de Sementes de Linhaça Moídas
2 Colheres de Sopa de Água
1 cup de puré de abóbora
1/4 cup de iogurte vegan natural
1/2 cup de puré de maçã cozida
1/4 cup de sumo de maçã
1/4 cup de manteiga de oleaginosas a gosto
1 colher de sopa de vinagre de sidra
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento
1 colher de sopa de mistura de canela, noz moscada e gengibre
1 pitada de sal
1/4 de cup de açúcar de coco
1 cups de farinha de integral

Recheio :

uma embalagem de queijo creme a temperatura ambiente

1 colher de chá de amido de milho

1/4 de cup de açúcar

Sumo de meio limão
Pré-aquecer o forno.
Numa taça misturar o queijo creme, o amido de milho, açúcar e sumo de limão. Bater todos os ingredientes até não existirem grumos e reservar.
Numa outra taça juntar a linhaça e a água, mexer e deixar ganhar espessura durante 5 minutos. Na taça juntar o puré de abóbora, o iogurte, a manteiga de oleaginosas, o puré de maçã, o vinagre de sidra e o sumo de maçã.Misturar todos os ingredientes.
Misturar, o bicarbonato, o fermento, o sal e as especiarias. E acrescentar a farinha e o açúcar. Depois juntar a mistura anterior dos líquidos até formar uma massa homogénea, ainda que fique um pouco grossa. Levar ao forno até estar cozinhado e posteriormente retirar do forno, deixar arrefecer e cortar, ao meio para rechear.

4 - Latte de Abóbora.

É uma das bebidas mais especiais - pela sua sazonalidade - de uma das grandes cadeias de café. O famoso Pumpkin Spice Latte! Numa versão caseira podemos aquecer uma bebida vegetal - ou leite - da nossa preferência e com uma varinha mágica bater 2 colheres de sopa de puré de abóbora, para 200 ml de bebida, e juntando uma colher de sopa de especiarias : canela, noz moscada, gengibre em pó e açúcar de coco. No final juntar uma dose de café. E saborear! :)

3 - Batido Proteico com Abóbora.

A primeira vista parece algo estranho, mas sabe a bolo, acreditem! É uma forma interessante de varias num snack ou pequeno almoço!
Num blender juntar :
250 ml de bebida vegetal ou leite a gosto
1 scoop de proteína vegetal a gosto
1 colher de sopa de manteiga de caju
1 colher de café de essência de baunilha
1 cup de puré de abóbora
1 colher de sopa de flocos de aveia

2 - Tarte Doce de Abóbora.

Adoro esta opção, é também uma daquelas receitas super fáceis e rápidas e são uma forma bem docinha de aproveitar este ingrediente especial e versátil.
Lista 1 -
500 gramas de abóbora descascada e sem sementes
1 colher de sopa de óleo de coco
4 tâmaras medjool demolhadas e sem caroço
1 pau de canela
Lista 2 -
1 embalagem de massa folhada ou areada sem manteiga
2 colheres de sopa de farinha de amêndoa
Nozes ou outros frutos secos picados
1 colher de sobremesa de amido de milho ( se necessário )
Colocar todos os ingredientes da lista 1 num tacho e levar ao lume com apenas um fundinho de água até a abóbora estar cozida. Retirar o pau de canela e descartar e levar todos os ingredientes a uma blender com 3 colheres de sopa de farinha de amêndoa, uma pitada de sal e bater até ter uma pasta consistente, retirar e envolver com nozes picadas. Se sentirem que o recheio precisa de um pouco mais de espessura colocar 1 colher de sobremesa de amido de milho ou maizena e levar a lume médio até levantar fervura, mexendo em lume baixo durante 10 minutos.
Levar a massa numa forma de tarte ao forno conforme indicações da embalagem, quando a massa estiver pronta colocar o recheio e servir!


1 - Sopa de Abóbora Assada com Leite de Coco.

É daquelas receitas que faço sempre que tenho um jantar em casa de última hora. É daquele tipo de pratos que impressiona e é super saciante... e a verdade é que não dá muito trabalho. Vejam bem como é simples :
1 abóbora partida
3 dentes de alho com casca
1 cebola partida
1 pedaço de gengibre ( 1 cm )
1 pedaço de curcuma ou curcuma em pó
Sal e Pimenta a Gosto
Óleo de Côco
1 Lata de Leite de Côco
Amêndoas Laminadas - opcional
Levar a forno pré-aquecido todos os ingredientes , excepto do leite de coco, pincelando tudo com óleo de coco e temperando com o sal e pimenta, quando a abóbora estiver assada, retirar, descascar os alhos, colocar num liquidificador e juntar a lata de leite de coco. Bater bem até ficar um creme homogéneo, se necessário adicionar um pouco de água fervida e ainda quente. Servir com amêndoas tostadas! Faz sempre imenso sucesso.
Ana Gomes