Voltamos a um dos meus temas preferidos : a ecologia.

Mas não se iludam : estou longe - lamentavelmente - de ser a pessoa mais ecológica ou completamente green do mundo. Em todo o caso orgulho-me de todos os pequenos passos que dou e não é o facto de não ser uma "aluna exemplar" que me faz desistir do processo, pelo contrário. Hoje partilho convosco 5 produtos de beleza cuja utilização pode melhorar bastante a vossa pegada. Espero que fiquem tão entusiasmados como eu mas... uma pequena nota : verdadeiramente ecológico é consumir tudo o que já tivermos em casa até ao fim. E depois... mudar para opções mais green.

5 - Champôs Sólidos.

Os champôs sólidos não são propriamente uma novidade entre os ecologistas, mas chegaram finalmente ao mass market como resposta a uma procura por uma beleza mais sustentável. A grande particularidade desta opção é dispensar os plásticos para serem armazenados, terem muito menos impacto no transporte ( são mais pequenos e leves o que permite que a mesma carga transporte muito mais produtos numa viagem única ) . Claro que como qualquer outro produto temos de perceber o que melhor se adequa às nossas preferências, mas com tanta oferta no mercado tenho a certeza que irão encontrar uma que funcione convosco :)

4 - Cotonetes Reutilizáveis.

Sei que o conceito pode ser um pouco bizarro, mas assim que conhecerem o produto em questão vão perceber como é prático e faz sentido. Os cotonetes têm uma ponta de silicone lavável e substitui centenas de cotonetes de plástico. Claro que já existem alternativas de bambu ( também de uso único ) mas ainda que mais ecológicas não deixam de ser lixo diário. Desta forma conseguimos ter apenas um cotonete que dura muitooooo tempo. Actualmente já existem disponível em vários formatos e também com texturas, já que os cotonetes são também utilizados na maquilhagem e daí a necessidade de ter diferentes pontas.

3 - Algodão Desmaquilhante Lavável.

Quem utiliza algodão para limpar o rosto no final do dia consegue ter uma pequena noção do lixo produzido. Estes algodões laváveis são confortáveis, práticos e são lavados na máquina com a restante roupa. Simples! Uma dica : quando acabam de os utilizar coloquem num pouco de água com detergente da loiça para evitar que restos de gordura e sujidade se acumulem no algodão antes da lavagem.

2 - Escovas de Dentes Bio-Degradáveis.

As escovas de dentes de plástico têm sido das alterações mais fáceis. As escovas de bambu estão cada vez mais acessíveis e actualmente até já existem de amido de milho ou até com cabeças removíveis.

1 - Produtos de higiene íntima ecológicos.

A higiene feminina na altura da menstruação é algo que tem grande impacto no ecossistema. Não só pelos químicos presentes nos absorventes ( que pode ser a primeira opção ecológica, existem pensos e tampões de uso único que já não têm químicos ), mas também pelo facto de serem de uso único. Hoje em dia já existem inúmeras opções : copo menstrual, pensos laváveis ou até cuecas menstruais.


Ana Gomes