Pode ser a luz ao fundo do túnel e a esperança que procuramos há quase nove meses. A farmacêutica norte-americana Pfizer e a alemã BioNTech têm estado focados nos últimos meses numa vacina experimental para a Covid-19.


E parece que o trabalho está a dar frutos. Os resultados iniciais revelam que a vacina, em teste em mais 150 localizações, com a ajuda de 42 mil voluntários, tem 90% de eficácia.

"O primeiro conjunto de resultados da fase 3 do nosso ensaio da vacina Covid-19 fornece uma prova inicial da capacidade da nossa vacina para prevenir a Covid-19" garante a Pfizer.


Esta análise diz respeito a um pequeno número de voluntários - 94 casos confirmados de Covid-19 - num total de 43.538 participantes em todo o mundo.

No entanto, os resultados são encorajadores e representam “um avanço significativo para o mundo nesta batalha contra a Covid-19" garante o diretor-geral da Pfizer, Albert Bourla, em comunicado.

Farmacêutica espera, até ao final deste ano, entregar 50 milhões de doses da vacina


O consórcio espera obter até ao final deste mês uma autorização especial, por parte das autoridades americanas, para começar a distribuir a vacina.

“Estou quase em êxtase, este é um grande dia para a saúde pública e para a hipótese de sairmos todos da situação em que nos encontramos” disse Bill Gruber, um dos vice-presidentes da Pfizer para a área das vacinas.

A Pfizer espera entregar, até ao final deste ano, 50 milhões de doses da vacina, de duas tomas. E em 2021, espera produzir 1,3 mil milhões de doses da vacina.