Daqui a 10 dias, estaremos a viver a véspera de Natal e a sentir o espírito que envolve esta época. Num ano difícil e diferente, muitas famílias não vão estar à mesa com todos os elementos habituais como acontece sempre nesta quadra festiva. É um esforço que todos devemos fazer.


Muitos portugueses preparam-se para passar os dias que estão a chegar sem receber o habitual número de familiares em casa para, assim, evitar contactos de risco e possíveis infeções por Covid-19.



Quem o diz é um estudo da plataforma Fixando que, esta terça-feira, revelou que metade dos portugueses vai abdicar de celebrar o Natal com os familiares habituais. Uma das maiores preocupações é a saúde dos mais frágeis e, por isso, muitos estão já a pensar em proteger os seus, numa altura em que o país ainda vive a pandemia de Covid-19.


A plataforma Fixando realizou um estudo, entre 26 de novembro e 13 de dezembro deste ano, que juntou 1000 famílias, sendo que 50% afirmou que, este ano, é “extremamente inseguro” reunir pessoas fora do agregado familiar.


Deste estudo, 57% das famílias afirmam que o Natal vai ser muito diferente do do ano passado, como já todos esperaríamos e, por isso, preferem celebrar esta quadra em casa, na companhia apenas dos familiares coabitantes (67%).


Apesar de o Natal não se centrar nos presentes, os portugueses revelam também que vão gastar menos este ano do que no ano passado.


Sabemos que, para muitos, será difícil passar esta quadra festiva sem os familiares por perto. Mas, este Natal terá de ser diferente para que no próximo seja possível estarmos novamente juntos.


Este é um esforço que temos de fazer para reduzir o número de infeções por Covid-19 e, na realidade, teremos sempre Natal!