As semanas do Natal e do fim de ano foram de menos restrições para os portugueses. A época natalícia e a passagem de ano foram enfrentadas com alguma descontração, o que se está a refletir, atualmente, no aumento do número de novos casos.


Algumas preocupações em relação às medidas de prevenção contra a Covid-19 ficaram para trás e a prova disso é a conclusão apresentada por um estudo divulgado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade Nova de Lisboa: os portugueses reduziram o uso da máscara nas semanas que coincidiram com o Natal e com o Ano Novo.

"O número de pessoas que reporta utilizar 'sempre' a máscara quando sai de casa e está com outras pessoas que não vivem consigo diminuiu 10,4% nas últimas duas quinzenas" alerta a diretora da ENSP, Carla Nunes, na reunião no Infarmed, citada pela Lusa.



O medo perante a Covid-19 já não é o mesmo que sentíamos em março. A resiliência dos portugueses está mais fragilizada, o que leva a que o cumprimento das medidas seja menos rigoroso.


Na última quinzena, 60% das pessoas que estiveram num grupo com 10 ou mais pessoas revelaram não ter tido sempre a máscara colocada no rosto, o que se traduz num crescimento de 33,6%.

A esperança dos portugueses foca-se agora na vacina. 84,1% dizem-se confiantes em relação à eficácia da mesma e 65,8% dizem que querem tomar logo que seja possível.

Portugal prepara-se para enfrentar um novo confinamento geral e é agora que se pede, de novo, a união de todos para que possamos fazer frente a este vírus que já nos tirou tanto.