Estudo diz que portugueses usaram menos vezes máscara nas últimas semanas

ESTUDO MOSTRA QUE OS PORTUGUESES NÃO CUMPRIRAM, NAS ÚLTIMAS SEMANAS, DE FORMA RIGOROSA, AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA A COVID-19

Jéssica Santos


As semanas do Natal e do fim de ano foram de menos restrições para os portugueses. A época natalícia e a passagem de ano foram enfrentadas com alguma descontração, o que se está a refletir, atualmente, no aumento do número de novos casos.


Algumas preocupações em relação às medidas de prevenção contra a Covid-19 ficaram para trás e a prova disso é a conclusão apresentada por um estudo divulgado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade Nova de Lisboa: os portugueses reduziram o uso da máscara nas semanas que coincidiram com o Natal e com o Ano Novo.

"O número de pessoas que reporta utilizar 'sempre' a máscara quando sai de casa e está com outras pessoas que não vivem consigo diminuiu 10,4% nas últimas duas quinzenas" alerta a diretora da ENSP, Carla Nunes, na reunião no Infarmed, citada pela Lusa.



O medo perante a Covid-19 já não é o mesmo que sentíamos em março. A resiliência dos portugueses está mais fragilizada, o que leva a que o cumprimento das medidas seja menos rigoroso.


Na última quinzena, 60% das pessoas que estiveram num grupo com 10 ou mais pessoas revelaram não ter tido sempre a máscara colocada no rosto, o que se traduz num crescimento de 33,6%.

A esperança dos portugueses foca-se agora na vacina. 84,1% dizem-se confiantes em relação à eficácia da mesma e 65,8% dizem que querem tomar logo que seja possível.

Portugal prepara-se para enfrentar um novo confinamento geral e é agora que se pede, de novo, a união de todos para que possamos fazer frente a este vírus que já nos tirou tanto.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Nesta cervejaria, só entra que...Nesta cervejaria, só entra quem estiver vacinado contra a Covid-19A IDEIA É DE UM DONO DE UMA CERVEJARIA ITALIANA QUE PRETENDE CRIAR UM ESPAÇO EM QUE AS PESSOAS JÁ VACINADAS POSSAM ESTAR COM SEGURANÇAmaisSabes com que idade se gasta m...Sabes com que idade se gasta mais dinheiro?UM ESTUDO DIZ QUE HÁ MESMO UMA IDADE ESPECÍFICA EM QUE A MAIORIA DAS PESSOAS GASTA MAIS DINHEIROmaisAgentes holandeses confiscam s...Agentes holandeses confiscam sanduíches a condutores vindos do Reino Unido devido ao BrexitA PARTIR DO DIA 1 JANEIRO DE 2021, FOI PROIBIDA A ENTRADA DE PRODUTOS QUE CONTÊM CARNE OU LEITE VINDOS DO REINO UNIDO NA UNIÃO EUROPEIAmaisAs imagens da 1ª rotunda subaq...As imagens da 1ª rotunda subaquática do mundo são surpreendentesFINALMENTE ESTÁ PRONTA ESTA MARAVILHA DA ENGENHARIA E DA ARQUITETURA: A PRIMEIRA ROTUNDA DE CARROS SUBAQUÁTICA DO MUNDO É INCRÍVELmaisQueres experimentar pantufas? ...Queres experimentar pantufas? Este emprego paga-te para isso!ESTE PODE SER, PROVAVELMENTE, UM DOS TEUS EMPREGO DE SONHOmaisUniversidade portuguesa descob...Universidade portuguesa descobre teste à Covid-19 através de tecnologia usada em vinhoÉ FÁCIL, RÁPIDO E PORTUGUÊS! UM NOVO TESTE RÁPIDO DESCOBERTO POR UMA UNIVERSIDADE PORTUGUESA ESTÁ JÁ NUMA FASE AVANÇADAmais​“Não tenho concorrência” diz ...​“Não tenho concorrência” diz o Chef Olivier à RFMOLIVIER COSTA, UM DOS MAIS PRESTIGIADOS CHEFS PORTUGUESES FOI CONVIDADO DO LIVE DO WI-FI DA RFMmaisGanha uma subscrição mensal da...Ganha uma subscrição mensal da SPORT TV e assiste aos melhores jogos e às melhores competições de futebolGANHA UMA SUBSCRIÇÃO MENSAL DA SPORT TV E MONTA O TEU ESTÁDIO EM CASAmaisDicas para enfrentar o próximo...Dicas para enfrentar o próximo confinamentoVEM AÍ MAIS UM CONFINAMENTO E AQUI TENS ALGUMAS DICAS DE ESPECIALISTAS PARA O VIVERES DA FORMA MAIS HARMONIOSA POSSÍVELmais
Top