Um casamento ao qual não queres ir sozinho, um jantar em que queres companhia, uma maratona em que queres cortar a meta e ver uma cara conhecida... São tantas e tão variadas as situações em que este homem é contratado simplesmente para só aparecer. Sim, é isso mesmo que leste!
No Japão, é possível alugar um estranho para aquilo que quiseres. De seu nome Shoji Morimoto, o japonês ganha mesmo a vida a ser contratado para fazer apenas companhia a quem precisa.
E esta ideia surgiu, há uns anos, no Japão e na Coreia do Sul, quando nasceu um serviço em que era possível alugar um estranho para se fazer passar por um amigo ou familiar em eventos, como casamentos ou jantares de família, em que era expectável um acompanhante. Após a criação deste serviço e de ter feito sucesso, Shoji Morimoto decidiu criar assim o seu próprio negócio há cerca de quatro anos.
Atualmente, o japonês cobra 10 mil ienes (cerca de 75 euros) por sessão e já fez um pouco de tudo. Um dos exemplos foi ser convidado por uma japonesa para um jantar, uma vez que a mulher tinha colocado um ponto final no seu casamento e não queria ir ao restaurante ao qual ela e o seu ex-marido costumavam ir. Por isso, Shoji Morimoto foi o eleito para a acompanhar, já que a japonesa não queria convidar um amigo e ter de explicar o término da sua relação.
Durante o jantar, foram poucas as vezes em que ambos falaram, mas a japonesa revelou, de acordo com o "The Washington Post", que se sentiu acompanhada.
No meio deste serviço, há quem se questione sobre se faz sentido contratar um estranho se se tem amigos ou familiares a quem recorrer. Para tal questão, o japonês de 38 anos explicou, de acordo com o mesmo jornal, que os seus clientes não querem sobrecarregar as pessoas que se preocupam com as suas necessidades.
E é desta forma que o seu negócio tem atraído tantos clientes que lhe pedem, entre muitos serviços, para lhes fazer companhia em consultas, para ouvir os desabafos sobre os respetivos trabalhos, para acompanhar a tese e os trabalhos da universidade caso percam a motivação... E muito mais!
Nascido em Kansai, uma região do sul do Japão, Shoji Morimoto teve trabalhos anteriores a este, em que lhe disseram que não estava empenhado o suficiente para ter sucesso. Motivado pelo negócio que surgiu, há anos, na região e pelas críticas que ouviu, o japonês conseguiu angariar uma carteira de clientes que já chegou aos 4 mil e tem agora cerca de um a dois por dia.
Conhecido como "rental-san", Shoji Morimoto ganhou uma popularidade tal que já inspirou uma série de televisão e três livros. Entre os alugueres e os royalties, o japonês afirma que ganha o suficiente para pagar a sua renda e criar um filho.