Sentes que, ultimamente, datas, detalhes, nomes ou tarefas diárias são coisas que te escapam à memória muito facilmente? Temos uma boa notícia: não és o único a sentir isto. Segundo especialistas, não se trata de preguiça ou perda de nitidez, mas sim de um dos muitos efeitos da pandemia.


Quarentenas, isolamentos, distanciamentos sociais, máscaras, países em suspenso, números diários. Foram dois anos intensos desta realidade e que acabou por mudar as nossas vidas. A pandemia teve e tem impacto nos nossos cérebros, o que dificulta a criação ou recordação de memórias, explica Amir-Homayoun Javadi, professor de psicologia cognitiva, da Universidade de Kent, no Reino Unido, à CNN.

A tendência que o ser humano tem em acomodar-se às situações - é inerente à maioria de nós - pode trazer, segundo Javadi, danos cognitivos, interrupção da memória e problemas em manter a atenção.

Já o professor de neurobiologia Michael Yassa revela também à CNN que criar uma memória não é como tirar uma fotografia de um momento. Muitas vezes, pode ser impactado pelo contexto da situação. Ou seja, a pandemia pode tornar muito mais difícil formar uma memória, quanto mais recordá-la. "Às vezes somos duros connosco próprios e pensamos: 'Oh, como é que eu me esqueci disso? Isso é algo que eu memorizaria facilmente'”, começa por explicar Javadi. "Mas isso é sinal que algo aconteceu durante a codificação e que tornou realmente impossível colocar essa memória na mente."



A privação de sono, o stress, o turbilhão de ideias e pensamentos, a falta de interação social e de rotina são fatores associados à fase pandémica e que influenciaram esta perda de memória que todos andamos a sentir no geral. "Essa inércia que todos acabámos por viver tirou as âncoras que nos ajudam a organizar as nossas memórias", avança o especialista.


Sejam o coronavírus, a monotonia ou o stress as causas para a perda de memória, há mudanças simples, no nosso estilo de vida, que podem trazer de volta a memória de antes, diz a neurologista Tanzi.

São hábitos como dormir oito horas diárias, meditar, interagir socialmente, fazer 20 minutos diários de exercício físico, aprender coisas novas e ter uma alimentação saudável que podem fazer toda a diferença.

Agora que a pandemia está numa fase mais controlada, estes são hábitos que podes facilmente implementar na tua rotina. Diz adeus aos post-its ou lembretes do telemóvel. A tua memória vai voltar ao que sempre foi.