Será que de para país para país, há assim tantas diferenças na forma como as pessoas se comportam na estrada? Um estudo feito pela Fundação Vinci Autoroutes veio revelar factos interessantes sobre os condutores da Alemanha, Eslováquia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Itália, Reino Unido e Suécia.


Infelizmente, Portugal não está contemplado neste estudo, mas vamos tentar perceber como são as pessoas ao volante nos outros países e tentar relacionarmo-nos com alguns dos factos.

Por exemplo, sabes quais são os piores condutores dos países que participaram neste estudo? A taça vai para a Grécia. Os gregos encabeçam vários primeiros lugares. São os primeiros no que toca a "comportamento incivil" autodeclarado nos seus próprios carros. São os próprios - cerca de metade – que admitem que dizem palavrões, buzinam, fazem ultrapassagens na faixa errada da estrada ou saltam do carro para discutir com outros condutores.

São também os mais propensos a conduzirem colados ao carro da frente. Neste segmento, os melhores condutores são os eslovacos que estão na última posição.

Depois, os gregos também utilizam o telefone enquanto conduzem (77% admitem que fazem chamadas e 83% relatam a utilização do smartphone ao volante), enquanto que os espanhóis são os que utilizam menos – ainda que a percentagem seja alta (62%).



Os gregos são ainda os que têm a pontuação mais alta em condução perigosa - um terço dos condutores admitem que conduzem em excesso de velocidade, passam sinais vermelhos, não abrandam na estrada e não mantêm distâncias seguras entre automóveis.



Os dados gerais também não são animadores:


- 88% dos condutores europeus conduzem alguns quilómetros por hora acima do limite de velocidade;
- 62% passam cruzamentos quando o semáforo está amarelo ou acaba de ficar vermelho;
- 51% esquecem-se de usar os piscas ao ultrapassar outros veículos ou a mudar de direção;
- 43% não param completamente num sinal de stop;
- 28% estacionam em segunda fila;
- 8% dizem que conduzem acima do limite legal de álcool, se não estiverem a sentir-se bêbados;
- 7% ficam atrás do volante depois de tomarem medicamentos que podem afetar o seu estado de consciência;
- 3% vão para a estrada depois de fumar marijuana ou usarem drogas.



Se ficaste curioso, vê aqui outros dados que o estudo concluiu.