É mais um estudo que mostra que os cães são muitos mais do que um simples animal de quatro patas. O abanar da cauda, os saltos e as lambidelas que dão quando reencontram os donos não são por acaso. São mesmo uma manifestação da felicidade que sentem. Se tens um cão, sabes como é o regresso a casa depois de um dia de trabalho.


E, agora, um estudo feito pela Universidade de Azabu, no Japão, e publicado na revista "Current Biology", revela ainda que os cães, quando se reencontram com os donos, choram de alegria.



Este é o primeiro estudo no mundo sobre este tema e, para chegar a esta conclusão, os cientistas mediram as quantidades de lágrimas produzidas utilizando uma tira colocada sob a pálpebra do cão.

Depois, mediram a quantidade de lágrimas que os cães produziam em duas situações diferentes para terem termo de comparação:

1 - Quando estavam no seu habitat natural, com o dono por perto;

2 - Quando o cão se reencontrava com o dono, após cinco a sete horas de separação.


Desta forma, os cientistas aperceberam-se de que a quantidade de lágrimas aumentou "significativamente" cinco minutos após o reencontro do cão com o dono. Segundo este estudo, as lágrimas devem-se à presença da ocitocina, apelidada como a "hormona do amor".


E esta reação dos cães tem também influência nos donos. "É possível que cães que mostram olhos enevoados durante as suas interações com o seu dono levem este a cuidar mais deles", defendeu o autor deste estudo, Takefumi Kikusui.

Nestas interações, gera-se uma verdadeira bolha de amor entre cão e dono.