Imagina que, um dia, te sobra sopa, metes a panela no frigorífico e, no dia seguinte, acrescentas mais água e mais uns ingredientes e, no dia seguinte igual… É este o “segredo” de uma MESMA sopa que é cozinhada há mais de 40 anos, que atravessou três gerações, sempre na mesma panela… Estranho, certo? Só que esta sopa – que dura literalmente há mais de 40 anos – é já uma atração turística em Banguecoque, na Tailândia, como se pode ler no Insider.

A panela nunca fica vazia. Ao fim do dia é guardada com a quantidade que tiver e, no dia seguinte, os donos do restaurante, acrescentam mais água e os ingredientes que houver e a sopa continua.

Para além de carne de boi, búfalo e bode, a sopa pode levar vários outros ingredientes. É verdade que o tacho que a cozinha, há mais de 40 anos, não tem o melhor aspeto do mundo, também é certo que muitos turistas visitam de propósito o Wattana Panich, no bairro de Ekkamai, em Banguecoque, só para degustar esta já velhíssima iguaria.



Não há ingredientes certos, nem quantidades precisas. Simplesmente se acrescentam mais coisas à sopa inicial. O atual responsável pelo restaurante aprendeu, desde muito novo a perceber qual é o “sabor” que a sopa tem de ter. Então, a água e os diversos e inúmeros ingredientes vão sendo acrescentados até a velha sopa “antiga” ter o sabor certo. O cheiro da sopa, como se lê no Insider, é divinal.

Escusado será dizer que a panela não é lavada também há mais de 40 anos.