É uma questão controversa. Duche antes de entrar na piscina: sim ou não?

Há pessoas que o fazem em piscinas públicas, por ser obrigatório, e quem acha que é apenas um capricho. Mas, a verdade é que o duche é importante antes de entrar na piscina. Caso contrário, pode trazer consequências para a nossa saúde.


É certo que o uso do cloro é fundamental para eliminar micro-organismos da água que podem originar infeções, mas, segundo a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, citada pelo jornal El País, a mistura do cloro com outros produtos químicos que os corpos dos banhistas trazem - suor, saliva, urina, cosméticos, desodorizantes e protetores solares - gera subprodutos que podem ser tóxicos para o ser humano. Desde irritação nos olhos, no sistema respiratório, a ataques de tosse ou crises de asma: estas são algumas das consequências que estes compostos orgânicos voláteis podem provocar.


"Ao terem mais densidade do que a água, [esses compostos] ficam a flutuar, por isso a zona onde respiram os nadadores é a mais suja”, diz José António Rodríguez, do departamento de Saúde Pública de Madrid, ao El País.



Depois destas conclusões, fica, agora, ainda mais claro a importância do duche antes da piscina, certo? Outro conselho deixado pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA é o uso de óculos de mergulho para evitar irritações devido ao cloro.