Tudo aconteceu num restaurante, em Vigo.

Borja Escalona, influencer e youtuber natural de Sevilha, conhecido por fazer diretos de restaurantes e lojas para promover os locais e os produtos, entrou n’ “A Tapa do Barril”, naquela cidade da Galiza, e pediu uma empanada. Enquanto a degustava, fez um direto e partilhou que se tratava de “um sítio maravilhoso”.

Na hora de pagar, abordado pela empregada que lhe pediu 2,30 euros pela dita empanada, recusou-se a fazê-lo com a justificação de que estava a promover o espaço e que isso seria superior a 2,30 euros. Acrescentou ainda que a sua empresa mandaria mais tarde uma fatura de 2500 euros porque, segundo o próprio, “vou ter então de cobrar por esta publicidade que acabei de fazer, que será um pouco mais cara.”



Perante esta atitude, e apesar de pagar o valor da empanada, as reações dispararam, nas redes sociais, como avança o jornal La Voz de Galicia, até porque a reação para com a empregada de “A Tapa do Barril” não terá sido a mais correta. Para além das críticas que choveram de todos os lados, o debate sobre o papel dos influencers e a promoção dos restaurantes também veio para cima da mesa. Comentários como “perversão da crítica gastronómica” e “esta é uma prática constante” inundaram as redes sociais.

Para com o restaurante em causa também houve cometários desfavoráveis pelo que a dona do estabelecimento fez uma queixa formal à polícia e emitiu um comunicado a clarificar o sucedido: “Ontem, um youtuber (...) achou por bem fazer um direto, sem acordo prévio, nas nossas instalações. (...) Achou engraçado ou divertido provocar a nossa colega e, claro, o nosso trabalho, pois também queria sair sem pagar, porque estava a promover-nos por toda a Espanha.”




Certo é que o YouTube fechou a conta de Borja Escalona por “violações dos termos e condições do YouTube”, embora o influencer tenha ainda pedido desculpa e justificado que se trataria de uma montagem.



(Imgens: Twitter)