A "Planning Familial" é uma associação subsidiada pelo Estado francês e que está, agora, no centro das atenções devido a uma campanha pelos direitos das pessoas transgénero.

No cartaz em causa, vê-se a frase "Na Planning, também sabemos que os homens podem estar grávidos" juntamente com uma imagem de um homem transgénero grávido e o seu companheiro. Bastou esta frase e esta imagem para gerarem polémica no seio político francês.



A deputada Laure Lavalette, do partido União Nacional, foi uma das vozes críticas da campanha e apelidou-a de "ridícula". "A Planning Familial é cada vez mais numa máquina de propaganda. É necessário desmascarar estes militantes que pretendem apenas espalhar a sua ideologia falsa e grotesca", escreveu no Twitter.



Sébastien Chenu também classificou a campanha como "estúpida" e "perigosa, em última instância", devido à "obsessão de desconstruir tudo".



"E nós sabemos que a Planning Familial vai às escolas espalhar as suas doutrinas. Sabemos que não o queremos", escreveu ainda Laurence Trochu, presidente do movimento conservador Reconquête.



A ministra dos Direitos das Mulheres, Isabelle Rome, considerou esta ação necessária. Isabelle Rome acusa, em declarações à AFP, citada pela France24, estes partidos de "instrumentalizar esta campanha" e defende que associações como a Planning Familial são essenciais.



(Imagens: Twitter)