Em menos de 24 horas, a série "Praxx" vai estrear na OPTO, a plataforma de streaming. Só que antes de estar disponível para todos os subscritores, já há muito falatório à volta desta série.


Inspirada na tragédia do Meco, que aconteceu há nove anos e onde seis jovens perderam a vida naquilo que se pensa ter sido uma praxe académica, "Praxx" coloca Marta (personagem fictícia interpretada por Madalena Almeida), irmã de uma das vítimas, no centro deste incidente e que vai lutar pela verdade sobre aquilo que aconteceu. No entanto, a série ilustra várias cenas de praxes académicas em que as imagens chegam mesmo a ser impressionantes.


Perante a polémica e o burburinho que se têm vindo a gerar em torno desta série e as imagens partilhadas, os pais das vítimas não viram com bons olhos esta produção. O advogado das famílias das vítimas disse mesmo, em declarações ao Jornal de Notícias, que os pais não conseguem "perceber como é que é possível realizar uma série, alegadamente, baseada na tragédia do Meco sem contactar os pais dos jovens falecidos".


Há poucos dias, em conversa com os jornalistas durante a festa de apresentação da nova grelha da SIC, Daniel Oliveira viu-se obrigado a comentar o assunto.


O diretor de programas do canal de Carnaxide, citado pelo site Notícias ao Minuto, afirmou que "a série é inspirada em eventos reais" sendo que "as praxes são um evento real e é com base nesse contexto que criámos esta série, que é completamente original, com personagens originais e em cenários ficcionados, portanto, não há nenhuma correspondência entre aquilo que vamos ver e personagens e acontecimentos que possam ter existido".


O diretor de programas da SIC explicou que o motivo que levou à criação desta série prende-se com o facto de este ser um "assunto relevante e estruturante na sociedade portuguesa" e que, por isso, "não deve ser esquecido e deve merecer também uma reflexão, é isso que a série vai procurar".


Com a partilha do trailer e das imagens da série, muitos utilizadores criticaram a forma generalizada como se está a retratar a praxe académica. Para muitos, "a praxe é muito mais do que isto, não generalizem o que não é generalizável", "O que aconteceu na praia do Meco foi uma tragédia sim, mas não retrata, de todo, os valores da praxe" e ainda, entre muitos outros comentários, "a forma como estão a retratar as praxes não é fiel, isto é gerar preconceito de forma gratuita".



(Imagens: Instagram)