Os jovens portugueses dão cartas internacionalmente, nas diferentes áreas de vida. Desta vez, foi na temática da mobilidade urbana e inclusiva!


Catarina Costa, natural de Vila Nova de Cerveira e estudante de mestrado em Engenharia Informática do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, ganhou o prémio "Young Research Award", de acordo com a Rádio Vale do Minho.


O prémio pretende reconhecer as investigações de jovens de todo o mundo.


A jovem de 29 anos distinguiu-se pelo artigo Multimodal Route Planning for Blind and Visually Impaired People, escrito no contexto da sua tese de mestrado e apresentado na CSUM2022 (Conferência sobre Mobilidade Urbana Sustentável), na Grécia em Setembro.



O projeto é uma aplicação na área da mobilidade urbana e inclusiva que "permite a pessoas cegas e amblíopes, através da definição do ponto de partida e do destino pretendido, criar três opções de trajeto, identificando os aspetos negativos e positivos de cada percurso", avança a rádio.


A aplicação, além de indicar e avaliar os trajetos, também envia alertas, à medida que o utilizador se vai aproximando do destino, sobre a necessidade de apanhar um transporte público ou a paragem em que tem de sair.


“Fazendo recurso ao open street maps é possível marcar informação no mapa, como passadeiras, sinais luminosos, elevadores, escadas e tudo o que possam ser obstáculos para as pessoas cegas e amblíopes. Tendo em conta todos os desafios sentidos pelos mesmos quando andam na rua, a aplicação (VIP Guide – que ainda está em fase de experimentação) conta ainda com reconhecimento de voz para input da localização desejada e uso do GPS para alertar sobre obstáculos em tempo real. Apesar de a aplicação ter sido testada apenas em ambiente de simulação, os resultados são bastante promissores. A aplicação pode ser melhorada e disponibilizada às pessoas”, explica a jovem.


A Catarina está de parabéns!