O clássico nome feminino, Maria, não sai de moda e por isso está mais uma vez no topo das escolhas para o ano de 2022. Então, só para termos uma noção, este ano há 5094 Marias. Já para rapazes, o nome mais usado, com 1753 registos, foi Francisco.

Podes comparar aqui com a lista de nomes mais escolhidos para bebés, em 2021.


Segundo os dados do Instituto dos Registos e Notariado, e o Jornal de Notícias, estes nomes mantêm a primeira posição no seu género, mas há mudanças no top 20.

Nas meninas, depois do primeiro lugar garantido às Marias, vem Alice e em terceiro lugar Leonor. Já para os meninos, Francisco em primeiro, Afonso em segundo e João em terceiro.


Houve mais escolhas, claro, e ainda há mais 17 posições deste top 20. Neste ano, que está quase a terminar, os nomes Manuel e Aurora entram novamente para os dez nomes mais registados. Deste pódio descem Diana, Rafael e Dinis.


Os nomes que alcançaram mais território neste ano foram Clara e Camila, no feminino, e Rodrigo, no masculino. Os nomes dos rapazes sofreram menos mudanças do que os das raparigas.


Há muitos nomes disponíveis para dar aos bebés, no entanto é fácil perceber que a tradição e o comum mantêm-se em tendência. Nomes tipicamente portugueses, escolhidos com amor.