Muitas são as palavras que podem definir cada um de nós e por sua vez o nosso ano. E quantas vezes já foste pesquisar uma palavra que ouviste pela primeira vez e não sabias bem o significado? No final do ano, foram identificadas 24 palavras que representam 2022.

A Agência Lusa e o Priberam uniram-se, pelo sexto ano seguido, para selecionar as palavras mais pesquisadas do ano. Momentos importantes tanto da política nacional como internacional, ditaram a pesquisa de termos como maioria absoluta, politização ou polarização. No entanto, nenhuma destas foi a palavra do ano, segundo o Notícias ao Minuto.

“Oligarca” foi a palavra mais pesquisada no dicionário online. E porquê? Por causa da invasão russa da Ucrânia, foram anunciadas sanções a oligarcas. Este acontecimento também levou as pessoas a pesquisarem palavras como desmilitarização ou genocídio.

Esta é definição que podes encontrar no Dicionário Priberam:

o-li-gar-ca (grego oligárkhes, -ou)

  1. Pessoa que pertence a um grupo restrito que detém o poder ou tem preponderância no governo; pessoa que faz parte de uma oligarquia.
  2. Pessoa que defende a oligarquia.


Podes encontrar as palavras mais pesquisadas em cada mês do ano, no site oanoempalavras.pt, ilustradas com uma fotografia e uma notícia do evento que suscitou a pesquisa.

O site está estruturado por ordem cronológica, de janeiro a dezembro, e cada palavra permite aceder diretamente ao seu significado no Dicionário Priberam e ao artigo da Lusa sobre o evento que motivou as pesquisas.

Este “Ano em Palavras”, segundo o diretor executivo do Priberam, ajuda a compreender o que foram os 12 meses anteriores, definidos pelos eventos que mais marcaram os milhões de utilizadores.


Muitas foram as razões que levaram os portugueses a pesquisar o significado de certas palavras. Exemplo disso é o caso da palavra Madragoa, mais pesquisada em junho, pela sua primeira vitória, em anos, nas Marchas Populares de Lisboa. Ou até mesmo a palavra “Hat Trick”, mais pesquisada em dezembro, conseguido por Gonçalo Ramos, que levou a nossa seleção até aos quartos-de-final, do mundial de futebol.