Também já foste buscar o cobertor mais quente que tens em casa, porque não aguentas o frio que está à noite? As temperaturas baixaram (e muito) e prometem ficar durante alguns dias. Aliás, a TVI avança até que a partir de sábado a situação vai piorar.
Esta descida abrupta apanhou algumas pessoas desprevenidas - apesar de termos escrito sobre isso - e o que não faltam por aí são constipações e gripes. Sobretudo se não te protegeres bem do frio. Para isso, reunimos alguns conselhos, dados pelo site do Hospital Lusíadas, para não deixares o frio levar-te a melhor.
1 - Mantém a temperatura da casa amena
O ideal seria entre os 18ºC e os 21ºC. Tudo para minimizar a mudança brusca de temperatura do exterior.
2 - Banhos só com água morna
É verdade que a tentação é tomar banho com a água muito quente, quase a escaldar, para aquecer o corpo. No entanto, isso vai destruir a camada protetora natural da pele.
3 - O truque são as camadas de roupa
Em vez de vestires uma camisola de lã grossa, opta antes por várias camadas de roupa. Assim, é mais fácil de te adaptares às mudanças de temperaturas interior e exterior. Evita também roupas justas que dificultam a circulação sanguínea.
4 - Faz mais refeições ao longo do dia
Isto porque, com o frio, o corpo ao tentar manter a temperatura adequada tem um gasto maior de energia. Além disso, as bebidas quentes são um poderoso aliado para te protegeres do frio.
5 - Frutas e vegetais
São os teus maiores aliados nesta altura. O consumo de vitaminas, sais minerais e antioxidantes ajudam a minimizar o aparecimento de constipações e infeções.
6 - Evita o álcool
O álcool provoca vasodilatação, que acelera a perda de calor e o arrefecimento do corpo.
7 - Faz pequenos movimentos com o corpo
Exercita os dedos, braços e pernas para evitar o arrefecimento do corpo.