Há uma estrada, na Europa, que te dá música, enquanto conduzes. Só tens de conduzir à velocidade certa.

A velocidade necessária são 80 km por hora e a música que podes ouvir é típica desse país.


É a “Estrada 37” e une a cidade de Felsőzsolca à de Sátoraljaújhely, na Hungria, perto da fronteira com a Eslováquia, tal como avança o Hungary Today, citado pela Magg.

Quanto à música é possível ouvi-la porque “o alcatrão está recheado de guias sonoras” que reproduzem a dita música e a rodagem dos pneus na estrada faz o resto. A canção tradicional chama-se “Érik a szőlő” que quer dizer, em português, “as uvas estão a amadurecer”, porque a estrada atravessa uma zona de vinhas.




Se a velocidade certa for cumprida, de 80 km por hora, é possível ouvir-se a melodia certinha. Este é, ao mesmo tempo, um bom motivo para se manter uma velocidade segura, durante a condução. Quem andar mais depressa ou mais devagar, ouve a música distorcida.

Estas guias sonoras no asfalto, na “Estrada 37”, estão disponíveis desde novembro de 2022. Sucede que alguém filmou, enquanto lá conduzia, e colocou no Twitter e claro que se tornou viral.

A pergunta que apetece fazer é: então e aquelas pessoas que fazem esta estrada todos dias... ouvem sempre a mesma música? Sim, ouvem!


O Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, França e Dinamarca pretendem ter também infraestruturas deste género. É uma forma de se manter uma velocidade segura e, ao mesmo tempo, divertida.


Quanto a grandes músicas, com muita diversidade e também na estrada, é na RFM!