Silêncio é, por vezes, tudo o que desejamos.

Quem nunca teve aqueles vizinhos que fazem um barulho descomunal e só o silêncio pode dar-nos a possibilidade de atingir a tranquilidade que tanto merecemos?

Pois, esta sala pode ser a tua salvação… ou será que não?


Conhecida como a “câmara anecoica”, a sala foi construída em 2015, em Washington, nos Estados Unidos, pela Microsoft e acabou por entrar para Livro de Recordes do Guinness por ser o lugar mais silencioso do mundo.

O facto de não existir qualquer tipo de som dentro desta sala faz com que comeces a ouvir um zumbido que, na verdade, vai aumentando em intensidade, de forma gradual. Além disto, o “New York Post” cita que quem fica na sala por alguns minutos consegue “ouvir o sangue a correr nas veias, ter consciência da própria respiração ou até ouvir os ossos a ranger”.

Sendo que o ouvido é também responsável pelo equilíbrio do ser humano faz com que, quando há demasiado silêncio, seja bastante provável que se experiencie desequilíbrio ou tonturas. Isto acontece porque a ausência de som interfere com a capacidade do cérebro de processar informações sensoriais.


Em comparação, um sítio tão silencioso como uma biblioteca tem cerca de 40 decibéis, algo que é bastante ruidoso comparado com esta sala que consegue atingir os -20 decibéis.

Depois disto, se calhar a noção que temos de "silêncio" vai mudar um bocadinho!