Alguma vez pensaste entrar para o Ginness World Record? Pois fica a saber que aquilo que consideras um recorde capaz de entrar para o Livro do Guinness pode não ser reconhecido pela identidade.

Ainda que haja recordes como “maior agrupamento de pessoas vestidas de tartarugas ninja”, há certos critérios que tens de seguir para que possas entrar para o livro de recordes.

Por isso, se tens um talento que queres que fique registado neste livro, certifica-te que ele não segue nenhum destes 5 critérios.


1. Arte

Se fores um talento nato no ramo artístico, é uma pena que não possas entrar para o livro de recordes. Fotografia, música, pinturas ou qualquer outro tipo de arte não será aceite no Guinness. Porquê? Porque a arte é subjetiva e, por isso, incapaz de ser avaliada e definida como um record.


2. Jovens

Se tiveres idade igual ou inferior a 16 anos, vais ter de esperar mais um pouco até poderes pôr as tuas habilidades à prova. O Guinness apenas aceita participações de pessoas maiores de 16 anos.


3. Habilitações Académicas

Não importa se tens 10 licenciaturas, 9 mestrados e 8 doutoramentos. O facto de os critérios académicos variarem entre países significa que há uma grande dificuldade em relacionar critérios académicos entre todos os países do mundo, não sendo, por isso, aceite qualquer tipo de recorde neste tema.


4. Rapidez de aprendizagem

Tal como no ponto anterior, por haver uma grande dificuldade em medir a capacidade de aprendizagem de alguém, não são contabilizados este tipo de recordes. De acordo com a ciência, somos todos diferentes devido a fatores biológicos e do meio no qual estamos/estivemos inseridos, o que complica a comparação entre pessoas.


5. Animais

Se tens um animal de estimação incrível e se o talento dele o pode pôr em perigo ou prejudicar os animais, então ele não poderá fazer parte do livro de recordes. O mesmo se aplica a animais que teriam de ser submetidos a esforço ou stress, como provas de resistência. Os animais devem ter os recordes sem entrar em contacto físico com o seu responsável, como “o cão mais alto de sempre” ou “o porco mais velho em cativeiro”.


Ainda que haja mais políticas que tenhas de seguir para marcar o teu recorde, se tens um talento ou algo diferente que aches que possa ser digno de entrar no Guinness, verifica esta lista de condições para teres a certeza de que poderás ser admitido para a prova.