Não é novidade nenhuma que a inteligência artificial veio para ficar. Mais do que isso, ela pode tornar o nosso dia-a-dia mais fácil, tal como a internet e pode trazer alguns desafios e, em alguns casos, dificuldades.


Ainda assim, nem tudo o que está na internet é positivo, e esta ferramenta de inteligência artificial vem mostrar exatamente isso.

A questão da privacidade na internet sempre deu que falar e, por isso, este site veio realçar os perigos que corremos ao postar algo tão simples como uma fotografia.


O site chama-se Pim Eyes e foi criado em 2017, na Polónia, como um projeto pessoal, mas acabou por ser vendido e tornado público em 2019.

O objetivo do site é encontrar qualquer fotografia na internet semelhante à que o utilizador carregou e o processo de pesquisa passa por criar uma impressão digital da imagem e a respetiva procura, na internet, através das características da pessoa na foto.


Como diz o New York Times, citado pela Nit, esta inteligência artificial conseguiu encontrar fotografias com anos, incluindo amostras nas quais a foto de referência tivesse óculos escuros ou máscaras. O jornal referiu ainda que vários fatores como envelhecimento, pêlos faciais e cortes de cabelo não influenciaram a procura.


O grande senão deste tipo de inteligência artificial é a intenção das pessoas. Muitos estão preocupados com as más intenções na utilização deste site.


Ainda assim, há também a questão da partilha de imagens sem consentimento da própria pessoa, algo muito comum, atualmente, e que este site ajuda a combater.