Se há adjetivo que caracteriza o trabalho de Joana Vasconcelos, artista plástica, é a originalidade!


É reconhecida mundialmente pelas suas obras peculiares e muitas delas já viajaram além-fronteiras, como, mais recentemente, num desfile da Dior, em Paris, onde a artista portuguesa fez o cenário através de grandiosas peças de crochê e bordados.


No entanto, são muitas as obras conhecidas do público, como os sapatos feito de panelas, a máscara veneziana composta por espelhos ou ainda a grande banheira azul com a forma de Portugal Continental.


Não há limites para Joana Vasconcelos e a prova é, mais uma vez, o seu trabalho. O mais recente é um bolo de casamento, em tamanho real, onde é possível entrar, subir até ao topo e até fazer parte da escultura, uma vez que é lá que costumam colocar as típicas figuras dos noivos.


É nos jardins de uma propriedade em Buckinghamshire, no Sul de Inglaterra, que se pode encontrar esta nova obra. Foi encomendada por Lord Rothschild, banqueiro, investidor e filantropo britânico, com o objetivo de comemorar os 650 anos da aliança luso-britânica.


Composta por mais de 12 metros e com quatro andares, a nova obra de Joana Vasconcelos conta com diferentes cores - características das coberturas utilizadas em bolos de casamento -, como verde, azul, rosa e amarelo. Tem também diferentes peças de cerâmica espalhadas pela obra, como estátuas de Santo António, sereias, golfinhos, velas, fontanários e querubins.


Foram necessários mais de 25 mil azulejos, que conferem um efeito semelhante à cobertura glacé à obra, 1238 peças de cerâmica e 3500 peças de ferro forjado, de acordo como jornal Expresso.


E, para terminar em bom, o bolo foi todo feito em Portugal, com materiais nacionais e contou ainda com a colaboração da fábrica Viúva Lamego, que criou o revestimento em cerâmica da obra.



As opiniões têm sido muito positivas e quem o diz é mesmo Joana Vasconcelos, que partilhou, no seu Instagram, um conjunto de textos da imprensa internacional que conferem à obra "cinco estrelas".



O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai inaugurar a obra na próxima semana, no dia 15 de junho, sendo que a mesma está a ser desenvolvida desde 2017. Contou com alguns atrasos motivados pela pandemia, mas, finalmente, está à disposição de quem a quiser visitar!


As visitas ao "Bolo de Casamento" vão acontecer de 18 de junho a 26 de outubro, às quintas-feiras e em alguns domingos. E tudo aquilo que Joana Vasconcelos espera é, citada pelo jornal Expresso, "que as pessoas sejam felizes aqui, que tenham um momento inesquecível e que saiam com um sorriso nos lábios".



(Imagens: Reprodução de vídeo, Reuters)