É, com alguma certeza, a série portuguesa mais falada do momento! "Rabo de Peixe" está a conquistar quem a vê e a prova está no lugar que ocupa, atualmente, no top 10 de séries mais vistas da Netflix.


E, na série, que tem como pano de fundo a vila de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, no qual um veleiro naufragou recheado de cocaína pura, houve quem se tivesse apaixonado pelas personagens e pelo seu talento, houve também quem ficasse encantado com a cadela Sky e com o seu papel.


Em "Rabo de Peixe", Sky é o animal de estimação de Eduardo, a personagem de José Condessa, que chegou a ter de resgatá-la, depois desta ter sido "raptada" por Arruda, traficante de droga, personagem interpretada por Albano Jerónimo.


Sky é já uma estrela de televisão, mas, na realidade, guarda um passado de abandono.


A morada de Killa - o seu nome verdadeiro -, há dois anos, era um canil, em Ponta Delgada. Na altura, a cadela "estava cabisbaixa, magra, tinha um olhar triste e nem sequer tinha nome, era o número 18871". Até que Sara Varatojo a viu, no Facebook, e decidiu ir buscá-la.


Viajou de Lisboa até Ponta Delgada, uma vez que, de acordo com a atual dona de Killa, citada pelo jornal Público, "houve qualquer coisa que [lhe] tocou e [pensou] ‘tenho de tirar esta cadela do canil’".


A tutora de Killa tem uma empresa de pet sitting, que, "esporadicamente, resgata animais que estejam a precisar de auxílio". E assim foi! A cadela veio viver para Lisboa "para, mais tarde, ser adotada, mas ninguém ficou com ela".


Assim que chegou a Lisboa, Killa, de acordo com a dona, "tinha 11 meses e tinha acabado de ser mãe". O paradeiro dos seus filhos é incerto e também o é a informação sobre os seus antigos donos.


No entanto, apesar do esforço de Sara Varatojo, Killa não se adaptou bem à sua nova casa, uma vez que "começou a atacar" os seus "três outros cães para [lhe] fazer proteção de guarda e agora vive com um familiar".



É, nas palavras da tutora, "muito tranquila, inteligente, afável e meiga", com exceção para os seus cães, e foi por isso que lhe começou a ensinar alguns truques.


Desde cedo que Killa "tinha motivação para aprender o senta, girar para a esquerda e para a direita, saltar para os braços, mas nunca pensei que ela ia fazer alguma série ou filme".


E como é que Killa deu o salto para uma série da Netflix?


"Tudo começou quando o Fernando Silva da Educacão [uma escola de formação e educação canina]" contactou Sara Varatojo "porque precisava de um Fila de São Miguel para ir a um casting".


No casting, pediram, tal como contou a tutora ao jornal Público, "para ela ladrar ao comando, ou seja, ladrar quando eu digo 'fala' ou 'guarda', mostrar truques, ver se era sociável ou não e como reagia a estranhos. Também a analisaram fisicamente porque, sendo muito honesta, em televisão, a estética tem muito importância".


Até ser escolhida para "Rabo de Peixe" foi um saltinho e até viajar para a vila açoriana foi outro! Por lá, contou Sara Varatojo, que "Killa teve as férias da vida dela, não gravava muitas horas e os takes demoravam à volta de cinco minutos".


Durante as gravações, "houve uma cena engraçada em que o José Condessa estava a tentar dar-lhe uma lata de atum, mas quando ela via a câmara perto do focinho fugia sempre para o quarto, comia o atum muito rápido e a seguir fugia, comeu umas dez latas até desistirem".



Perante o sucesso internacional que a série está a ter, até Killa já é reconhecida na rua. Segundo a tutora, "as pessoas estão a reagir muito bem e temos recebido muitas mensagens nas redes sociais".


Esta é a prova de que, de acordo com Sara Varatojo, "os animais adotados conseguem fazer tudo e chegar longe, (...) e que a beleza não é tudo e que comprar cães de raça também não".



(Imagens: Instagram)