Randy ‘R Dub!’ Williams já viveu aquele que é o sonho de muitas pessoas. Viajou pelo mundo, conheceu todos os países que havia para conhecer, criou memórias, conheceu novas realidades e culturas e novas micronações. No final da viagem, e sem mais nada para ver, decidiu criar o seu próprio país.
Parece impossível, mas aconteceu mesmo. Randy ‘R Dub!’ Williams, que para além de viajante, é também radialista, comprou um terreno com quase cinco hectares no deserto da Califórnia, nos Estados Unidos. Deu-lhe o nome do seu programa de rádio: Slowjamastan. Segundo a CNN, este novo país tem mais de 500 cidadãos registados - e outros tantos milhares em fila de espera para se nacionalizarem -, emite passaportes, tem a sua própria bandeira, moeda e hino nacional. Além disso, Randy ‘R Dub!’ Williams promulgou algumas leis bizarras: por exemplo, em Slowjamastan, os habitantes não podem usar Crocs e estão proibidos de colocar os pés no tablier do carro.
Mais do que quererem viver neste novo país, as pessoas querem fazer parte deste novo projeto.
Quem olha para Randy ‘R Dub!’ Williams, consegue ver alguma excentricidade. De fatos brilhantes e de cor fortes, o presidente deste novo país quer nada mais nada menos do que satirizar os líderes de algumas ditaduras que viu.
Atualmente, o objetivo deste presidente é que Slowjamastan obtenha o reconhecimento da secessão da sua micronação dos Estados Unidos. Esta não será uma missão fácil, mas, depois de tudo o que Randy já conquistou, este será apenas mais um novo desafio. Até lá, todos os turistas estão convidados pelo próprio a visitarem este novo país.