A noite de segunda-feira foi de festa, animação, cor e muita alegria para os marchantes que desceram a Avenida da Liberdade, em Lisboa. Como manda a tradição, as marchas dos vários bairros da capital saíram à rua para desfilarem, cantarem, dançarem e animarem o público.
Os marchantes passaram meses e meses a treinar a coreografia e a música, a desenhar e a costurar os fatos e ainda a criar os arcos para saírem à rua, representando os seus bairros, com o objetivo de ganhar!
Este ano, quem levou a taça foi a marcha da Bica, que teve como padrinhos a atriz Débora Monteiro e o escritor Tiago Torres da Silva, seguindo-se a marcha do Bairro Alto, que ficou em segundo lugar, e a de Alfama, que conquistou a terceira posição.
A festa fez-se, naquele bairro, durante toda a noite e também durante o dia desta terça-feira. Foi uma conquista há muito desejada, uma vez que a marcha da Bica não ganhava as marchas populares de Lisboa há 20 anos.
A conquista foi tema de conversa no mais recente programa de comentário da CMTV, "Noite das Estrelas", onde Teresa Guilherme fez alguns comentários considerados polémicos.
A apresentadora, e agora comentadora, foi, novamente, madrinha da marcha do Alto Pina, que, este ano, ficou em quinto lugar.
Para Teresa Guilherme, a sua marcha merecia mais! A apresentadora chegou a confidenciar, citada pela Hiper FM, que tinha "pena que façam tanta batota, há muitos anos, a votarem as marchas", tendo dito que "o que se passou ontem foi inconcebível".
Alguns minutos depois, no mesmo programa, Rui Oliveira, marido de Manuel Luís Goucha, questionou se "a marcha do Alto Pina ia vestida pelo Dino Alves", ao qual Teresa Guilherme respondeu que "não, o Dino Alves vestiu a marcha que ganhou, a Bica, e tinham o Marco Mercier, que é o coreógrafo do João Baião e do Filipe La Féria".
A apresentadora finalizou o tema de conversa dizendo que "amigos não lhes devia faltar no júri".
Já no rescaldo dos resultados das marchas populares de Lisboa, Teresa Guilherme recorreu ao seu Instagram para escrever que "não foi a classificação que esperava", mas estava "muito orgulhosa dos queridos afilhados do Alto do Pina". E agradeceu, de seguida, a todos aqueles que representaram o Alto da Pina e que "deram tudo com raça, coração e muita, muita paixão".
Parece que não foi apenas Teresa Guilherme que considerou que a marcha do Alto Pina merecia uma melhor classificação...
Nos comentários do vídeo que publicou da entrada da sua marcha na Avenida da Liberdade, são vários aqueles que escreveram que "foi uma surpresa hoje quando acordo e não vejo que foram os vencedores, que tremenda injustiça", "mereciam vencer, os mais originais, de longe", "foi a mais linda de todas, não percebo como não ganharam".
(Imagens: Instagram)