Em Portugal, há muitos trabalhadores que não são aumentados há muitos anos, que acumulam responsabilidades sem serem renumerados por tal, que fazem horas extras, que não negoceiam o seu salário, que recebem um ordenado inferior ao de outros colegas e, na verdade, a lista podia continuar...


Apesar de ser mais tentador reclamar com a situação laboral em que estamos, é também importante reconhecer, em primeiro lugar, os sinais que indicam que algo não está bem e só depois partir para a ação.


Isto quer dizer que deves pensar, avaliar e olhar para a tua realidade laboral, perceber aquilo que está mal para, mais tarde, falares com o teu diretor. Pode chegar mesmo a altura em que ponderas se vale ou não a pena mudar de emprego ou de carreira, mas até lá fica a conhecer alguns sinais de que estás a ser mal pago, caso ainda não os tenhas reconhecido.


São eles:

1. Já não és aumentado há mais de dois anos;

2. Ou melhor, nunca foste aumentado;

3. Acumulas tarefas de responsabilidade, mas não vês nem mais um cêntimo ao final do mês;

4. Recebes menos do que os teus colegas e tens o mesmo nível de qualificação (licenciatura ou mestrado);

5. Já pesquisaste o intervalo salarial correspondente às funções que desempenhas e percebeste que estás abaixo desse valor;

6. Empresas semelhantes à tua têm melhores benefícios e também um salário mais alto.



Se te identificaste com algum destes sinais, pode estar na altura certa para reunires com o teu chefe. Expõe os teus argumentos, debate com ele as tuas razões para pedires um aumento salarial e fica a aguardar pela sua resposta.


Mesmo que o teu superior não possa fazer nada em relação a isso, fica a saber que estás descontente e, em último caso, que podes procurar uma nova empresa para trabalhar.