Saber mandar todos sabemos, agora liderar é que já é mais difícil.
Há chefes que ficam mesmo na memória. São sempre dois os tipos de chefes que deixam as marcas mais indeléveis: os chefes horríveis e os incríveis.
E é sobre estes últimos que vamos falar. Há um mundo de lições que podes aprender sempre que te cruzas com um bom chefe e, mesmo que não seja essa a tua realidade agora, podes sempre aplicá-las na tua carreira.
1 - Ser bom ouvinte
Um bom líder é aquele que sabe que pode sempre aprender com os outros, mesmo que não tenham o mesmo cargo. O site The Muse, cita uma jovem que teve uma boa líder que "era silenciosa e que nunca tentava falar por cima das pessoas, mas quando fazia um comentário, todos a ouviam". E não te esqueças de uma coisa: as únicas ideias más são as que nunca foram apresentadas.
2 - Espírito de equipa
Um bom chefe sabe que para contar com o apoio dos seus trabalhadores e ter uma equipa unida, o truque passa por dar-lhes atenção e poder de iniciativa.
Nada é mais importante do que os trabalhadores sentirem que o seu contributo é essencial para a empresa.
3 - Pede o que queres
Tão simples e tão difícil, não é? Mas a verdade é que faz sentido. Antonella Pisani é fundadora de uma startup, a FACT, e, segundo conta ao The Muse, há 20 anos aprendeu uma coisa importante com um chefe: "Se não perguntares, nunca terás".
Desde então, que Pisani usa esse conselho em todos os seus trabalhos. "Isto aplica-se a tudo, desde a pedir um aumento a negociar uma oferta de emprego. E é cativante o suficiente para ficar com as pessoas."
4 - Foca-te no porquê
Esta lição ajudou Kalish a manter-se motivada e a ser transparente nos seus próprios projetos. "Se eu adiar uma reunião, se decidir não continuar num projeto, ou se propuser uma nova ideia, quero que as pessoas saibam o motivo, para que também possam tomar decisões mais inteligentes no futuro."
5 - Anda sempre com um bloco de notas
Jessica Peters, coordenadora de conteúdos comerciais no The Muse, disse que uma das coisas que aprendeu com o seu chefe foi: andar sempre com um bloco de notas. Nunca sabes quando é que uma conversa espontânea com um colega de trabalho ou até mesmo com um diretor se pode tornar numa fonte de inputs importantes para o teu trabalho.