Quem o diz é um estudo que analisa os hábitos de limpeza e os comportamentos relacionados com o asseio, em todo o mundo.

E os resultados deste inquérito e do relatório da Global Dust Study Dyson, segundo o shoppingspirit, revelam que toda a gente está a ficar menos asseada - também os portugueses.


Pode ter sido da pandemia, admite este estudo.

Se, por um lado, durante os tempos de confinamento, as famílias davam especial importância à limpeza das casas – porque tinham de limpar e desinfetar tudo e porque estavam mais tempo em casa e com mais tempo, em princípio, para as limpezas -, por outro, depois da pandemia, parece ter havido um certo desleixo em relação às limpezas. Este estudo diz ainda que os comportamentos em relação ao asseio estão a mudar e as pessoas lidam bem com isto, ou seja, não se importam muito com a falta de limpeza das casas, ou mesmo das casas de banho.


Avançam os resultados do estudo que, mundialmente, 60% das pessoas assumem que limpam as casas apenas quando a sujidade é já visível e, em Portugal, só 51% limpam as casas com regularidade, ou seja, apenas metade da população.

Quem tem animais de estimação deve ter particular cuidado em limpar a casa. Diz o estudo do ano passado que, por exemplo, "42% dos portugueses permitem que os animais de estimação durmam na sua cama, mas apenas 27% aspiram o colchão regularmente".


Das 30 mil pessoas de 39 países, que foram interrogadas para este estudo, este ano, os portugueses são daqueles que continuam a limpar mais as suas casas, mas bem menos em 2023 do que no ano anterior. O que significa que, também em Portugal, a preocupação com o asseio das casas está a diminuir.

Os autores do estudo consideram esta tendência crescente para a falta de limpeza das casas preocupante porque o pó, as bactérias, o pólen, os ácaros as fezes dos ácaros contribuem para as alergias das pessoas e 28% das famílias, em Portugal, têm pelo menos um elemento da família com alergias.


Posto isto, é fundamental fazer a limpeza das casas. Para além de todas as razões relacionadas com o asseio, a falta de limpeza contribui, e muito, para a intensificação de alergias nas pessoas que lá vivem.