Já lá vai o tempo, felizmente, em que as pessoas corriam ao supermercado para açambarcar papel higiénico, no início da pandemia. Avizinhavam-se alguns dias em casa - que se transformaram em dois anos intermitentes de confinamento - e eram precisos reforços.

Na altura, estávamos longe de imaginar que este é o produto da casa de banho mais comprado pelos portugueses. É verdade. Em média, um português gasta, ao longo da vida, 11.323 rolos de papel higiénico, segundo a loja de artigos de casa de banho QS Supplies.


Depois de um estudo para revelar o impacto que o papel higiénico está a causar no meio ambiente, foram revelados os consumos por país em quilómetros. Os resultados não abonam a nosso favor: os portugueses são a população do mundo que mais compra papel higiénico - 1.035 quilómetros de papel higiénico!

Já do lado oposto está a Nigéria, com apenas cerca de 5 quilómetros de papel higiénico gastos ao longo da vida.



Para perceberes o real impacto do uso de papel higiénico, a QS Supplies mostra que são necessários 31,1 milhões de árvores para manter os Estados Unidos em papel higiénico a cada ano. Uma única árvore fornece até 1.500 rolos de papel higiénico por ano. Nos Estados Unidos, isso é suficiente para 10 pessoas.