Há rotinas que não mudam, sobretudo para quem tem animais de estimação. Sabes aquele momento de ires passear o teu cão? Para ti, pode ser aborrecido, para o teu cão é o momento mais feliz do dia. O que é que costumas fazer quando o vais passear? Se responder a mensagens, conversar ao telefone ou ouvir um podcast for uma das opções, então atenta bem ao que esta especialista tem para te dizer.

"Passear um animal sem atenção é o equivalente a conduzir distraído", defende Leslie Sinn, uma veterinária especialista em comportamento, à CNN. Isso mesmo. É importante lembrar que o foco principal deve ser o cão.



Um passeio pode ser um momento tranquilo para dono e para o cão, mas se estiveres distraído podem ocorrer imprevistos, como ciclistas, pessoas a correr, carros ou outros cães soltos, que podem gerar um pequeno caos.

"Se surgir um carro fora de controlo ou uma mota a passar na calçada … a qualquer momento, pode ser perigoso e possivelmente fatal", explica Jacob Hollier, fundador da Crate Escape, um serviço de passear com cães e cuidar de animais de estimação, também à CNN. Além disso, deves estar também atento ao que o teu cão pode comer. Sabes que a curiosidade de um cão não tem limites e podem acabar por ingerir coisas prejudiciais para a sua saúde: "Se o dono não viu, não vai saber que tem de o levar ao veterinário. Ou se perceber que estão doentes, não saberá o que ingeriram, o que ajuda o veterinário no tratamento".


Não te esqueças da importância que a hora do passeio tem para o teu cão. Desliga o telemóvel, deixa as distrações de lado e concentra-te nas necessidades do teu cão. Isso não só fortalecerá o vínculo entre os dois, mas também garantirá que o teu cão tenha uma experiência de passeio segura, estimulante e gratificante. Lembra-te que o tempo dedicado ao teu cão é um investimento valioso no bem-estar e felicidade dele.