Todos nós sabemos o quão irritantes podem ser as moscas.
Já tentaste dormir uma sesta, mas sem sucesso por causa de uma mosca. Às vezes, conseguem ser tão insistentes que são uma prova à nossa paciência.
O que não se sabia, até então, é que há uma forma bem natural e simples de te livrares delas: não usar roupa azul. Esquece os sprays, as raquetes elétricas, o mata-moscas, as fitas com cola, o que for.
Segundo Roger Santer, investigador do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Aberystwyth, no Reino Unido, citado pelo The Guardian, existem vários estudos entomológicos que têm mostrado o poder da cor azul em atrair moscas. O que ainda não era bem certo para os cientistas era o porquê de ser o azul. As teorias eram várias, desde o facto de as moscas confundirem o azul com áreas de sombra; o azul se assemelhar a animais, entre outros.
Por isso, e para ficar mais claro, os cientistas da Universidade de Aberystwyth desenvolveram redes de neurónios artificiais que imitam o processamento visual do cérebro das moscas e devidamente treinadas para distinguir folhas verdes de animais e sombras nas superfícies. Os cientistas concluíram que as redes de neurónio conseguiam detetar as sombras pela falta de brilho - pelo que a teoria de que as moscas confundem a cor azul com uma sombra é duvidosa - e que os objetos azuis eram classificados como animais hospedeiros, animais dos quais as moscas se podiam alimentar.
Esta grande evidência levou os investigadores a concluírem que os objetos azuis se assemelham a potenciais hospedeiros para as moscas. Por isso, da próxima vez que vestires uma peça de roupa azul, pensa duas vezes. As moscas podem ver a tua roupa como um convite irresistível para pousar e investigar.