Parece que a noite de 11 de julho não terminou da melhor forma para vários portugueses... Pelo menos, 100 pessoas, quando saíram à rua, depararam-se com os pneus dos seus carros SUV esvaziados.


Quem o fez foram os Tyre Extinguishers, um movimento climático e anónimo que sai à rua, durante a noite, para furar os pneus de vários SUV.


Este movimento, que deu os primeiros passos no Reino Unido e já passou pela Alemanha, Áustria, Canadá, Estados Unidos da América, França, Nova Zelândia, Suécia e Suíça, chegou a Portugal há umas semanas e passou das palavras à ação, tendo esvaziado vários carros, em Lisboa.


O "ataque" aconteceu nos bairros de Avenidas Novas, Telheiras e Roma-Areeiro, consideradas pelo grupo como "as zonas ricas da cidade".


Após esta ação anónima, os Tyre Extinguishers partilharam o sucedido nas suas redes sociais, onde mostraram o estado dos pneus dos carros que atingiram.



O objetivo dos Tyre Extinguishers é desencorajar a compra e a posse de grandes carros poluentes nas áreas urbanas, como os SUV. Além dos pneus vazios, o grupo deixa mensagens nos carros atacados, onde se lê: "Atenção, o teu sugador de gasolina mata."


A mesma nota deixada em cada um dos veículos afirma ainda que "os SUV são a segunda maior causa do aumento das emissões de CO2 na última década e que são considerados uma vaidade inaceitável durante a crise climática".