Esta foi a cerimónia da Jornada Mundial da Juventude com o maior número de pessoas! No penúltimo dia do evento que inundou Lisboa e muitos outros concelhos do país, um milhão e 500 mil peregrinos, de acordo com o Vaticano, uniram-se para a vigília no parque Tejo.


Milhares e milhares de jovens (e não só!) caminharam quilómetros e quilómetros, sob um sol e calor intensos, para estarem naquela que foi uma das cerimónias mais aguardadas.



Entre várias atuações, um coro e orquestra compostos por 210 cantores e 100 músicos, coreografias simbólicas do grupo Ensemble23, o primeiro grande destaque foi para a palavra "Levanta-te". Muito lembrada e repetida durante os dias da Jornada Mundial da Juventude, como um incentivo para todos os jovens.


Para assinalar, aconteceu um espetáculo de drones, que iluminou o céu de Lisboa e que mostrou a palavra "Levanta-te" em várias línguas. Seguiu-se a palavra "Segue-me", que coloriu igualmente esta noite tão especial para vários peregrinos.



Chegou o momento para a tão aguardada intervenção do Papa Francisco, que, numa noite estrelada, emocionou e tocou, mais uma vez, o coração de todos os presentes.


Perante 1,5 milhões de peregrinos, o Santo Padre começou por dizer: “Quem ama voa e corre feliz”, estando esta frase relacionada com o Evangelho desta JMJ, que diz que “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.


No seu discurso, o Papa Francisco referiu as “raízes de alegria” que são os nossos “pais e avós, padres e freiras, catequistas, animadores, professores...”.


Dirigindo-se aos jovens, o Papa afirmou que mais importante do que não cair é não se levantar quando se cai. E, por isso, pediu a todos para que não se julguem uns aos outros.


Por fim, despediu-se com um apelo para que todos sigam em frente, “sem medos”.


Antes do término da cerimónia, Carminho subiu ao altar-palco para interpretar o tema “Estrela”.


Maioritariamente a capella, a fadista português levou, tal como os artistas portugueses que aturam nos últimos dias na Jornada Mundial da Juventude, o fado além-fronteiras.


Fez-se, realmente, silêncio para se ouvir o fado.



A Jornada Mundial de Juventude chega ao fim, este domingo. Os peregrinos vindos dos quatro cantos do mundo despedem-se do Papa Francisco, na Santa Missa, marcada para as 9h, no Parque Tejo.


O Santo Padre tem ainda reservado um espaço na sua agenda para um encontro com os voluntários do evento, no Passeio Marítimo de Algés, às 16h30, despedindo-se de Portugal por volta das 18h.


(Imagens: Reprodução de vídeo)