Gerir um negócio nem sempre é fácil. O cliente tem sempre razão até exceder alguns limites. Esta mercearia japonesa soltou um suspiro impaciente e decidiu afixar um conjunto de regras para os turistas.

O que para alguns é senso comum, para outras pessoas é o pão nosso de cada dia e, pelo sim, pelo não, os funcionários desta mercearia decidiram relembrar cada cliente das regras de comportamento. Por exemplo, não mudar os bens de lugar ou de prateleira, não abrir a embalagem dos produtos antes de estes serem devidamente pagos, não levar comida ou produtos similares para a mercearia e deixar lixo na loja ou no corredor são alguns dos pontos que o cartaz apresenta, segundo escreve o "Daily Mail".


Mas, claro, a confusão não se restringe apenas aos corredores desajeitados. Acontece que muitos turistas, que entram pela mercearia, têm esperança de encontrar um interlocutor fluente em inglês, o que não acontece na maioria dos estabelecimentos que visitas no Japão. E, para lidar com esse impasse linguístico, a mercearia decidiu ser direta: "A maioria do staff não fala inglês. Por favor, prepare uma imagem do produto que está à procura ou faça um esforço para falar japonês".



Este cartaz foi partilhado no Facebook. Muitos apoiaram as regras da mercearia, com uma sugestão adicional: talvez todos os estabelecimentos devessem ter um "Código de Conduta para Humanos" afixado nas paredes, apenas para recordar a todos as artes esquecidas da cortesia.