Foi ao final da tarde desta segunda-feira que o céu de algumas regiões portuguesas se encheu de nuvens diferentes do habitual. Com uma tonalidade cor-de-rosa e com um formato de um disco, estas nuvens levaram muitos a apontar o telemóvel para o céu para registarem o momento.


Assim que muitos guardaram a fotografia para recordar, houve igualmente quem tivesse perguntado o tipo de nuvens que se fizeram ver.


Trata-se de nuvens lenticulares, que são geradas na presença de vento forte e intenso, como aquele que se fez sentir, nas últimas horas. Por norma, surgem perto de áreas montanhosas, "onde o ar, uma vez que colide com as formações rochosas, é forçado a subir", de acordo com o site MeteorologiaEnRed.


Por cá, os registos deste tipo de nuvens foram muitos e, rapidamente, chegaram às redes sociais. Lisboa, Cartaxo, Torres Vedras, Mafra, Sintra, Costa da Caparica foram algumas das regiões que foram presenteadas com estas nuvens.



É incerto ainda se os próximos dias vão contar também com nuvens lenticulares, mas sabe-se que o vento, pelo menos, veio para ficar.