O aumento da violência armada, nos Estados Unidos, é uma realidade a que todos assistimos ao longe. Felizmente, não sabemos o que isso implica, nem os medos e as preocupações que pode provocar. Neste contexto, há quem tome medidas mais drásticas, como a rede de padarias árabes, Reem’s Califórnia, que decidiu proibir o atendimento de polícias armados.


Agora, sempre que um polícia estiver de serviço e lhe apetecer um café ou um pão terá de escolher outros estabelecimentos que não a Reem's California. Poderá ir lá apenas quando não estiver de uniforme, nem armado.

A associação dos profissionais com funções policiais de São Francisco fez uma publicação no Twitter a dar conta desta nova regra da padaria. "Um dos nossos agentes não foi atendido no fim de semana passado porque estava de uniforme", lê-se. A publicação acabou por gerar alguma polémica com a maioria dos comentários a mostrarem-se contra a posição da padaria.



Um dia depois, a Reem’s Califórnia decidiu fazer um comunicado: "Numa época de aumento da violência armada - afetando particularmente pessoas de cor, jovens e pessoas queer - acreditamos que uma política rigorosa de proibição de armas no nosso restaurante mantém-nos mais seguros".

"Muitos membros da nossa comunidade foram afetados pela violência armada, seja uma experiência nas ruas de São Francisco ou Oakland. Com demasiada frequência, os negros e os pobres são vítimas desta violência. No Reem’s pretendemos proporcionar um espaço onde as pessoas podem comer deliciosa comida árabe e trabalhar juntas para fortalecerem a nossa comunidade, sem medo de violência ou assédio. Convidamos todos a contribuírem para a criação de uma cultura de cuidado e resiliência."