Não há nenhum dia em que a Força Aérea Portuguesa não esteja comprometida em proteger e salvar vidas. Chegou, recentemente, mais uma prova disso mesmo!


Foi durante uma missão de vigilância marítima que a tripulação da Esquadra 502 avistou dois homens à deriva, no Mar Mediterrâneo. Estavam a bordo de uma balsa, ou seja, uma embarcação insuflável, onde acenaram um objeto laranja, de forma a pedir ajuda.


A tripulação da Esquadra 502 detetou-os e, perante a situação crítica, "informou o International Coordination Center (ICC) da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), que, por sua vez, coordenou a operação de resgate com o Maritime Rescue Coordination Center de Algeria e de Espanha", de acordo com o site da Força Aérea Portuguesa.


Pouco tempo depois e já com a autorização das entidades competentes, os militares da Força Aérea Portuguesa aproximaram-se para perceberem se os homens estavam mesmo em perigo. Confirmaram que sim, pelo facto de os ocupantes do barco terem acenado um colete salva-vidas no topo de uma vara de pesca.


Seguiu-se, finalmente, o resgate dos dois homens. Com o apoio do navio mercante mais próximo, que recolheu as pessoas, a Força Aérea Portuguesa coordenou a transferência dos dois naufrágos para navios militares nacionais.


O momento do resgate foi partilhado nas redes sociais da Força Aérea Portuguesa, onde está a ser aplaudido o gesto e o esforço.



(Imagens: Reprodução de vídeo)