Na era da informação, existe também muita desinformação, sobretudo sobre conflitos, como o de Israel e o Hamas. Hoje, mais do que nunca, é importante desmistificar informações, perceber o contexto e ir atrás das fontes. Não te resignes à primeira informação que te aparece, porque a probabilidade de ser falsa como o próximo vídeo é alta.


Um vídeo da Jornada Mundial da Juventude, que mostra vários peregrinos a dormir, no Parque Tejo, em sacos de cama está a ser apresentado como algo que não é. O autor da publicação no Twitter alega que essas imagens retratam uma multidão de palestinianos em Gaza, durante o conflito entre Israel e o Hamas. A descrição acrescenta que esta é "a vida em Gaza" e a "firmeza" da população na região: "Uma cena que só verá em Gaza".



Mas aqui está a reviravolta: a cena não tem nada a ver com Gaza ou com o conflito. Na verdade, as pessoas no vídeo são participantes da Jornada Mundial da Juventude de 2023, que aconteceu em Lisboa. Foram vários os utilizadores que alertaram para isso nos comentários.


O que podemos aprender com isto? Verificar sempre a informação antes de acreditar e de a partilhar é fundamental. Às vezes, a internet é um lugar cheio de surpresas, mas também de notícias falsas.