Já muitos portugueses estão de sobreaviso em relação à praga de percevejos que por aí anda! Parece que tudo começou em França, onde escolas foram encerradas e pessoas obrigadas a trocar colchões e tapetes. Rapidamente, os percevejos chegaram a Portugal, mais propriamente, a Guimarães.


Por lá, os moradores estão a viver um "verdadeiro pesadelo" com a presença destes insetos, que procuram lugares escuros, húmidos e pouco arejados. Neste momento, todos os cuidados são poucos, uma vez que os percevejos podem aparecer quando menos se espera.


A pergunta que se impõe é: como é que podes evitar que apareçam? No Reino Unido, por exemplo, há cães de busca contratados para encontrar percevejos em hotéis e casas. No caso dos portugueses, há que ter em mente algumas recomendações para evitar que os percevejos façam uma visita lá a casa.


A plataforma de serviços YourHero elaborou uma lista, que, citada pela Notícias ao Minuto, partilhou truques que podem prevenir o aparecimento de percevejos.


1. Lavar as roupas de casa frequentemente

É preferível lavar e mudar os lençóis da cama com maior frequência, uma vez que estes insetos gostam de habitar em ambientes húmidos e pouco arejados. É preferível lavar a roupa de cama, almofadas e colchas (60 graus ou superior) para eliminar percevejos e possíveis ovos.


2. Aspira a casa regularmente

Não deixes a aspiração da tua casa apenas para o fim-de-semana! O ideal é, nesta altura em que existe uma praga, aspirares com maior frequência a casa, sem esquecer os sofás, tapetes, cortinas, colchões e cadeirões. Esses, sim, são agora os locais mais importantes a limpar!



3. Tem atenção no momento de comprar móveis usados

Se és adepta de comprar móveis, colchões, sofás ou cadeirões usados, tem atenção ao estado atual destes objetos. Isto porque eles podem ser um veículo de transporte de percevejos para tua casa.


4. Fendas em móveis ou no chão? É para reparar já!

Não deixes que móveis, paredes ou o chão de tua casa tenham fendas abertas... Isto porque os percevejos movimentam-se rapidamente e podem esconder-se nesses sítios, o que pode dificultar a erradicação da praga.


5. Está atenta aos teus animais de estimação

A preocupação que deves ter com os colchões, lençóis e mantas também se estende às dos teus patudos. Os objetos que são por eles utilizados devem ser lavados com a mesma frequência que o resto da roupa de cama para garantir que os percevejos não se acumulem lá.