Quando pensávamos que já toda a obra dos Beatles tinha sido editada, aparece, neste final de 2023, a última música do grupo!

“Now And Then”, composta e gravada por John Lennon nos anos 1970, foi recuperada por Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, juntamente com “Free As a Bird” e “Real Love” para a “Antologia dos Beatles” lançada em 1995/96, mas não chegou a ser editada.

Agora com a ajuda de tecnologias mais avançadas, “Now and Then” foi finalizada por Paul e Ringo e lançada em single dia 2 de novembro.

A música ficou disponível dia 2 de novembro nos servicos de streaming como Spotify, Apple Music e Amazon Prime Music.. e dia 3, em formato físico: cd, vinyl e cassette.

A 10 de novembro a música será incluída na nova versão remasterizada das coletâneas Encarnada e Azul dos Beatles.

O video, realizado por Peter Jackson, foi lançado hoje, dia 3 de novembro já o podes ver aqui em baixo



Este é o primeiro vídeo de Peter Jackson, o cineasta neozelandês, realizador da trilogia “O Senhor dos Anéis” e do documentário “The Beatles Get Back”.

Sobre este vídeo Peter Jackson diz:

“Quando a Apple me pediu para fazer o vídeo, fiquei muito relutante - pensei que próximos meses seriam muito mais divertidos se esta tarefa calhasse a outra pessoa, e eu pudesse, como qualquer outro fã dos Beatles, esperar ansiosamente pelo lançamento de uma nova canção e vídeo do grupo. Em 1995, adorei a excitação de criança que senti com o lançamento de ‘Free As A Bird’. E poderia ter voltado a viver essa experiência. Bastava ter dito não aos Beatles.

Para ser honesto, só de pensar na responsabilidade de ter de fazer um vídeo digno da última canção que os Beatles lançarão criou em mim uma insegurança enorme porque nunca tinha feito um videoclipe e não era capaz de imaginar como poderia começar a criar um para uma banda que se separou há mais de 50 anos, nunca tinha tocado esta música e metade dos seus membros já não estava connosco. Mas não tive tempo para descobrir um bom motivo para dizer não aos Beatles e nunca concordei em fazer o vídeo de ‘Now And Then’ (na verdade, ainda não concordei até hoje). Disse à Apple como me preocupava a falta de filmagens adequadas. Precisaríamos de usar muitas imagens raras e inéditas, mas há muito poucas... Não existiam imagens que mostrassem Paul, George e Ringo a trabalhar em ‘Now And Then’ em 1995... nem Joh nos anos 1970 quando gravou a maquete... nem cenas inéditas dos Beatles nos anos 1960... nem registos de Paul e o Ringo a trabalharem na canção no ano passado.

Mas os Beatles nem esperaram que eu dissesse não. Fui sendo arrastado enquanto tentavam resolver as minhas preocupações. Paul e Ringo filmaram a sua parte e enviaram-ma. A Apple desenterrou mais de 14 horas de filmagens há muito esquecidas durante as sessões de gravação de 1995, incluindo várias horas de Paul, George e Ringo a trabalharem em ‘Now And Then’, e mandaram-me tudo. Sean Lennon (filho de John) e Olivia Harrison (mulher de George) encontraram ótimas filmagens caseiras inéditas e enviaram-mas e o primeiro baterista dos Beatles, Pete Best descobriu preciosos segundos dos Beatles a atuarem com os seus fatos de cabedal, o primeiro filme conhecido dos Beatles e nunca visto antes.

Ver estas filmagens mudou completamente o contexto - pude ver como um vídeo poderia ser feito. Depois de separarmos a voz do John na fita da maquete, há mais de um ano, o Giles Martin produziu uma mistura inicial de “Now And Then” que me enviou em 2022. Adorei. Desde então, devo ter ouvido ‘Now And Then’ mais de 50 vezes, apenas por prazer. Agora comecei a ouvi-la atentamente por outras razões. Esperava que surgissem, a partir da canção, ideias ou inspiração para a curta-metragem. E isso começou a acontecer. Juntei-me a Jabez Olssen, o meu editor de ‘Get Back’, para tentar descobrir formas de usar as novas filmagens. Foi um processo muito orgânico, e lentamente começámos a construir pequenos fragmentos, deslizando imagens e música de diferentes maneiras até que as coisas se começaram a encaixar.

Queríamos que a curta-metragem fizesse chorar um pouco, mas gerar emoção usando apenas imagens de arquivo é algo complicado. Felizmente, o simples poder desta canção fez muito trabalho por nós. Percebi que precisávamos da imaginação de cada espectador para fazer com que cada um criasse o seu próprio momento pessoal de despedida dos Beatles. Felizmente, o Dhani Harrison (filho de George) apareceu para me visitar na Nova Zelândia nesta altura. Discuti com ele o final e falei-lhe da ideia em que estava a trabalhar. Os seus olhos encheram-se logo de lágrimas e foi assim que seguimos.

Como na sua essência, os Beatles eles eram irreverentes e engraçados, achámos que a secção intermediária do vídeo deveria captar esse espírito. Precisávamos de rir dos Beatles e rir com eles. Eles estavam sempre brincar e quanto mais as pessoas os levavam a sério, mais palhaçadas faziam. Felizmente encontramos um conjunto de cenas inéditas deles no arquivo e incluímos sentido de humor em algumas imagens filmadas em 2023. O resultado é bastante louco e proporcionou ao vídeo o equilíbrio necessário entre a tristeza e um lado mais humorístico.

No fim disto tudo estou muito feliz por não estar à espera pelo lançamento do vídeo de ‘Now And Then’ realizado por outra pessoa. Tenho orgulho genuíno do que fizemos e guardarei isso com carinho nos próximos anos. Um grande obrigado à Apple Corps e aos Fabs por me darem todo o apoio que precisava – e por não me permitirem escapar.”



O tema “Now And Then” foi gravado por John Lennon, em Nova Iorque, no prédio do Dakota, numa maquete com voz e piano.

Após a sua morte, em 1994, a sua mulher, Yoko Ono Lennon, deu a gravação a Paul, George e Ringo, juntamente com as maquetes de John para “Free As A Bird” e “Real Love”, que, concluídas como novas canções dos Beatles, foram lançadas como singles em 1995 e 1996, para promover a coletânea “The Beatles Anthology”.

Na mesma altura, Paul, George e Ringo também gravaram novas partes e completaram uma primeira mistura de “Now And Then” com o produtor Jeff Lynne mas, por limitações tecnológicas, não conseguiram que a voz e o piano de John fossem separados para alcançar a mistura limpa necessária para finalizar a canção e "Now And Then” foi arquivada, com a esperança de que um dia ser revisitada.



“Now And Then” créditos
Produzido por Paul McCartney, Giles Martin
Produção adicional : Jeff Lynne
Vozes: John Lennon, Paul McCartney
Coros: John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Ringo Starr
Guitarras: George Harrison
Guitarras, Baixo, Piano, Electric Harpsichord, Shaker: Paul McCartney
Bateria, Pandeireta, Shaker: Ringo Starr



“Now And Then” foi lançada mundialmente às 14h00 (horário de Portugal Continental) do dia 2 de novembro pela Apple Corps Ltd./Capitol/Ume.

O single duplo junta a última música dos Beatles com a primeira: o single de estreia da banda, em 1962, “Love Me Do”.

Ambas as canções foram misturada em stereo e Dolby Atmos®, e o lançamento inclui a capa original do artista norte americano ligado à pop art ,Ed Ruscha.

O novo vídeo oficial de “Now And Then” é lançado aqui, na página de youtube dos Beatles, na sexta-feira, 3 de novembro.

Entretanto, a partir de 1 de novembro já podes ver um documentário de 12 minutos, “Now And Then - The Last Beatles Song”, escrito e realizado por Oliver Murray.. A estreia global online do filme teve lugar no canal dos Beatles no YouTube às 19h30 (horário de Portugal Continental). Esta curta-metragem conta a história por trás da última canção dos Beatles, com filmagens e comentários exclusivos de Paul, Ringo, George, Sean Ono Lennon e Peter Jackson e já está disponível aqui em baixo



A 10 de novembro, as coletâneas dos Beatles “1962-1966” (‘The Red Album’) e “1967-1970” (‘The Blue Album’) serão lançadas em novas versões de 2023 pela Apple Corps Ltd./Capitol/UMe.

Estes foram os álbuns de singles dos Beatles que, em 1973, após a separação do grupo, deram a conhecer os Fab Four a novas gerações de fãs e de músicos como os Oasis.

Agora, os alinhamentos de ambas as coletâneas foram alargadas, com todas as canções misturadas em stereo e Dolby Atmos.

A versão britânica do single “Love Me Do” é agora o tema de abertura de “1962-1966” (edição de 2023), e “Now And Then” surge na coletânea “1967-1970” (edição de 2023).



Foi em 2022 que Paul e Ringo voltaram a trabalhar em "Now and Then”. Além da voz de John, já tinham a guitarra elétrica e acústica gravadas em 1995 por George, a nova parte de bateria de Ringo e baixo, guitarra e piano de Paul, ao estilo de John.

Em 2022 Paul adicionou um solo de slide guitar inspirado em George e juntamente com Ringo gravou novos coros para o refrão.

Em Los Angeles, Paul McCartney paritcipou ainda numa sessão de gravação nos Capitol Studios para o arranjo de cordas de "Now and Then”, que escreveu com Giles Martin e Ben Foster. Paul e Giles também acrescentaram, subtilmente, coros das gravações originais dos temas dos Beatles “Here, There And Everywhere”, “Eleanor Rigby” e “Because”, na nova canção recorrendo às técnicas aperfeiçoadas durante a produção do álbum e do espetáculo “LOVE”.

A gravação de “Now and then” foi finalizada com produção de Paul e Giles e mistura de Spike Stent.

O entusiasmo e a expectativa em torno de “Now And Then” tem vindo a crescer desde junho, quando Paul mencionou pela primeira vez “uma nova música dos The Beatles” numa entrevista.

Dia 2 de novembro, a nova versão de “Now And Then” vai poder ser finalmente ouvida em todo o mundo.



"Beatles" sobre "Now and Then":

Paul MCartney: “Lá estava a voz de John, cristalina. É bastante emocionante. E todos nós tocamos nela, é uma gravação genuína dos The Beatles. Em 2023, ainda estar a trabalhar na música dos Beatles e prestes a lançar uma nova canção que o público ainda não ouviu, acho que é algo emocionante.”


Ringo Starr : “Foi o mais perto que chegámos de tê-lo de volta na sala, então foi muito emocionante para todos nós. Era como se o John estivesse lá.”


Olivia Harrison (mulher de George) : Em 1995, depois de vários dias no estúdio a trabalhar na canção, George sentiu que os problemas técnicos com a maquete eram intransponíveis e concluiu que não era possível terminar a canção com um nível de qualidade suficiente. Se ele estivesse aqui hoje, Dhani e eu sabemos que ele se teria juntado de coração e alma a Paul e Ringo para completar a gravação de ‘Now And Then’.”


Sean Ono Lennon (filho de John): Foi incrivelmente comovente ouvi-los a trabalhar juntos depois de tantos anos de ausência do meu pai. É a última canção que o meu pai, o Paul, o George e o Ringo fizeram juntos. É como uma máquina do tempo e tudo parece destinado a acontecer.”


Fotos cedidas por Universal Music Portugal