À primeira vista, o caso aparenta ser sórdido. Como é que uma mãe põe dois filhos em tribunal por não saírem da sua casa?
A história vem contada no jornal italiano La Provincia Pavese e os contornos de toda a situação explicam a atitude desta mãe, como também avança a Sic Notícias.
Com dois filhos – um com 40 e outro com 42 anos – esta mãe italiana, de 75 anos, acreditou que mais nada lhe restava a não ser ir a tribunal com o caso.
Cada um dos dois filhos trabalha, ganha um ordenado e é autónomo financeiramente. Só que nenhum dos dois homens saía de casa da mãe, mesmo quando esta fez, segundo conta, muitas tentativas para que tivessem as suas próprias casas e vidas independentes. Acresce a toda esta situação o facto de nem um nem outro ajudarem nas despesas da casa. Portanto, apesar de ganharem os seus salários, era a mãe de 75 anos que financiava todos os gastos domésticos.
Cansada desta situação, a mãe italiana resolveu recorrer ao tribunal. E ganhou a causa. Isto porque a juíza da cidade de Pavia decidiu que, neste caso, não se aplica “a obrigação dos pais providenciarem sustento”, “uma vez que uma determinada idade é excedida, deixa de existir qualquer obrigação por parte dos pais” até porque, neste caso, os dois filhos auferem os seus próprios salários.
A mãe ganhou a causa e os dois filhos vão ter de sair de casa da progenitora dentro de dois meses, até dia 18 de dezembro.