Há uma nova tendência gastronómica que está a conquistar cada vez mais adeptos: pizzas pretas. O sucesso delas entre os açorianos e os forasteiros tem sido tão inesperado como surpreendente!

As pizzas pretas não só impressionam os olhos, como satisfazem o paladar, e são uma das estrelas do Mercado da Vila, em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel. De todos os conceitos de cozinha que este mercado tem, incluindo a de autor, são as pizzas pretas que mais têm conquistado as pessoas.


Agora, deves estar a perguntar-te: "Porque é que as pizzas são pretas?". A resposta é simples: a massa é feita com carvão vegetal, o que confere o tom escuro e misterioso. Mas, não te preocupes, o sabor original das pizzas continua o mesmo, só muda mesmo a aparência.

A massa da pizza passa por um processo de levedura natural que dura 48 horas, o que faz com que uma pizza preta seja surpreendentemente digestiva - olá, pessoas com problemas de estômago.



Esta é uma tendência - adicionar carvão ativado nas receitas - cada vez maior, uma vez que há quem defenda que o carvão é desintoxicante, faz bem ao sistema digestivo e reduz o colesterol, o inchaço e a flatulência.