Dormir é muito, muito bom, só que pode, também, ser uma fonte de stress para os que têm dificuldade em adormecer. O que é verdade é que a posição que escolhemos para adormecer costuma ser sempre a mesma, justamente, porque é, para cada um de nós, a “mais confortável” e aquela que proporciona a vinda do sono.

Para o lado direito, ou para o esquerdo, de barriga para cima ou para baixo ou ainda meio de lado são as posições, em princípio, mais usadas.

Diz a News Medical que cerca de 7% dos adultos adormecem de barriga para baixo, como posição preferida para que o sono venha. Já a grande maioria dos adultos, diz a mesma fonte, adormecem de barriga para cima. E uma destas posições faz mal ao corpo.



O que importa é escolhermos a posição mais confortável para consolidar o sono e adormecermos depressa e bem. Só que nem todas as posições são aconselhadas, de acordo com um estudo da Cleveland Clinic que diz que dormir de barriga para baixo, ou de bruços, é altamente nocivo para o corpo, em especial para a coluna e para o pescoço.


Sempre que adormeces de barriga para baixo, tens de virar a cabeça para um dos lados - a menos que adormeças literalmente de bruços, cabeça incluída, e aí és capaz de ter um problema de respiração – e esta posição, durante horas, faz mal ao teu pescoço, costas e ombros. Com esta posição de bruços é normal acordares com dores em alguma destas três partes do teu corpo, senão mesmo em todas: pescoço, coluna e ombros.


Diz o estudo que dormir de bruços “adiciona stress à parte inferior das costas que é uma parte do corpo que está já sobrecarregada nas nossas atividades diárias.” Quanto à dor no pescoço é, mais ou menos, óbvia, uma vez que torces a cabeça para um lado ou para o outro para dormires de barriga para baixo. Nesta sequência aparecem, na maioria dos casos, também dores nos ombros. Dizem os peritos do estudo que é preferível adormeceres de lado ou de barriga para cima, ainda que esta última posição provoque ressonar e não é nada aconselhável a quem sofre de apneia do sono.


Então, se costumas adormecer de barriga para baixo, já sabes que, segundo este estudo, faz mal às tuas costas, pescoço e ombros. Se conseguires, tenta a versão dormir de lado e, também neste caso, há lados melhores do que outros, avança o mesmo estudo.