Seria uma questão de tempo até o Facebook lançar uma subscrição paga e livre de anúncios... Em vários sites e marcas, já se paga para ter contas sem publicidade, como é o caso, por exemplo, do Twitter, YouTube, Netflix, entre muitos outros.


Chegou agora a vez de a Meta - a "dona" do Facebook, do Instagram e do WhatsApp - anunciar uma subscrição paga, livre de anúncios, nas duas primeiras redes sociais.


Foi esta segunda-feira, dia 30 de outubro, que a Meta revelou que essa subscrição vai estar disponível na Europa, já em novembro. Desta forma, os utilizadores da União Europeia vão poder pagar 9,99€ por mês, se acederem ao Facebook ou ao Instagram no computador, ou 12,99€, se o fizerem através de um telemóvel iOS ou Android.


Tudo isto para terem perfis livres de anúncios! Para quem não quer despender este dinheiro mensalmente, pode continuar a utilizar as duas redes sociais com anúncios.



Esta subscrição surgiu depois de a Meta ter pago uma multa de 390 milhões de euros devido a violações no Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR). Foi o principal regulador de proteção de dados na UE, a Comissão Irlandesa de Proteção de Dados, que impôs a multa e que concluiu que os utilizadores teriam de permitir o uso dos seus dados para anúncios segmentados, prática que viola o GDPR.


A Meta ainda contestou, mas não teve sucesso. Assim sendo, foi obrigada a adotar um método no qual os utilizadores decidem se permitem ou não que a empresa lhes apresente anúncios personalizados com base nos dados recolhidos nas suas plataformas.


É assim que este novo serviço de subscrição ganha forma. Com ele, espera-se que estas preocupações e regulamentações europeias sejam tidas em conta.