Prepara-te para bater palmas de orgulho, porque uma empresa portuguesa acaba de dar um knock-out no mundo da inovação. A startup portuguesa BHOUT criou um saco de boxe inteligente, BHOUT Bag, e que está entre as 200 melhores invenções do mundo.

A revista TIME reconheceu o trabalho por detrás deste projeto e atribui esta grande distinção. O que torna este saco de boxe tão especial e inovador?
Imagina só, um saco de boxe que não é apenas um alvo, mas um parceiro de treino inteligente! Com sensores, visão computacional e inteligência artificial para acompanhar socos, chutos, cotoveladas e joelhadas, este saco de boxe interage contigo, elevando o treino a toda uma outra experiência. O objetivo é melhorar a relação das pessoas com o exercício físico.


Este saco de boxe foi construído em multicamadas, e conta com uma camada exterior que imita pele (feita de pele natural de cato), uma primeira camada feita de espuma de média densidade, onde estão os sensores, que imita o efeito da massa muscular, e uma segunda camada de espuma de alta densidade que imita o tecido fascial (relativo a fáscia ou à estrutura de tecido fibroso que envolve músculos, vasos, nervos ou órgãos).


Por dentro, o saco de boxe é constituído 85% de água para evitar lesões de impacto. Assim, não só não há desculpas mesmo para treinar, como ainda corres o risco de gostar mesmo deste desporto. Esta inovação é mais do que um saco de boxe, é um exemplo do espírito empreendedor e inovador de Portugal.