Dar comprimidos a cães assemelha-se a uma missão quase impossível. Se tens um cão, sabes o quão desafiante é dar comprimidos a um cão. Eles arranjam sempre forma de descobrir o comprimido e de o cuspir.

Primeiro que tudo, respira fundo e relaxa. Lembra-te de que o teu cão é um mestre na arte de ler as tuas emoções, então, se estiveres ansioso, ele vai perceber e a situação pode tornar-se um verdadeiro circo. Portanto, mantém a calma e tenta agir como se dar comprimidos fosse a coisa mais natural do mundo (mesmo que não seja).

A preparação é a chave! Antes de chamares o teu fiel amigo, organiza todos os medicamentos. Os comprimidos e cápsulas devem ser separados, e os líquidos devem estar prontos numa seringa para uso oral. Agora, quanto aos comprimidos, pode ser necessário um pouco de criatividade. Alguns podem ser escondidos em pedaços de carne, pão ou queijo, desde que o teu cão ache isso delicioso. Lembra-te de verificares com o teu veterinário, para garantir que a guloseima escolhida é compatível com o medicamento. Não queremos surpresas desagradáveis!

Quando tudo estiver pronto, chama o teu cão com uma voz feliz, como se fosses oferecer um biscoito suculento. Leva-o para um canto da sala e posiciona-o de forma a que ele não possa fugir.
Aqui vem o momento mágico: segura delicadamente o focinho do teu cão por cima. Abre a boca com os dedos e, com a outra mão, empurrea os dentes para abrir espaço. Agora, coloca o comprimido no fundo da boca do teu cão, de preferência na parte detrás da língua. Abraça o focinho do cão para manter a boca fechada e sopra suavemente para estimular a deglutição, caso seja necessário.

O veterinário André Santos mostra-te como neste vídeo.



Se estiveres a dar um medicamento líquido, esguicha-o suavemente na lateral da boca, logo após os dentes inferiores. Faz uma pausa entre as "borrifadas" para dar ao teu cão a oportunidade de engolir.

Elogia o teu cão com uma voz alegre e, se possível, oferece uma recompensa. Lembra-te, é importante que o teu cão receba todos os medicamentos prescritos pelo veterinário. E se o espetáculo de dar comprimidos continuar a ser uma comédia hilariante, não hesites em contactar o teu veterinário para obter ajuda.