Sara Tavares deixou o país e, principalmente, o mundo da música de luto, este domingo. A artista partiu aos 45 anos, no Hospital da Luz, em Lisboa, depois de uma dura batalha contra um tumor no cerébro, que durava há mais de dez anos.
Foi a notícia que marcou a noite deste domingo e, rapidamente, choveram mensagens de tristeza e de saudade, bem como homenagens dirigidas à artista, que deu os primeiros passos da sua carreira no programa "Chuva das Estrelas", na SIC, em 1994.
Entre elas, destacou-se a homenagem sentida e emocionante de Sónia Tavares, Fernando Daniel, Sara Correia e António Zambujo.
Em mais uma fase de "Tira-Teimas", do "The Voice Portugal", os mentores decidiram abri-la interpretando uma das músicas mais conhecidas de Sara Tavares, "Chamar a Música".
Quem não conteve a emoção foi Catarina Furtado! A apresentadora deu início à gala com as lágrimas nos olhos e a voz embargada, tendo dito que "hoje partiu uma estrela que ficará para nós para sempre".
Nos comentários, foram muitos aqueles que lamentaram a partida de Sara Tavares e que destacaram a "homenagem merecida e muito bonita".
Nas redes sociais, muitas figuras públicas demonstraram a saudade e a tristeza pela morte da artista de 45 anos. Entre muitos, estão, por exemplo, João Baião, Daniel Oliveira, Catarina Furtado e Marisa Liz.
Se foi a "Chuva de Estrelas" que a catapultou para a fama, o nome de Sara Tavares consolidou-se no Festival da Canção da RTP, no mesmo ano. Em 1994, a artista venceu o concurso com o tema "Chamar a Música", que lhe abriu caminho para a Eurovisão, onde conquistou o 8.º lugar.
Dois anos depois, Sara Tavares lançou o seu primeiro álbum, "Sara Tavares & Shout!". Nos anos seguintes, a artista "editou vários álbuns que a aproximaram das raízes cabo-verdianas, com destaque para "Balancê" (2005), que lhe valeu um disco de platina e uma nomeação como Artista Revelação as prémios BBC Radio 3 World Music", tal como escreveu a SIC Notícias.
Foi em 2009 que Sara Tavares foi obrigada a parar devido ao diagnóstico de um tumor no cerébro. A luta prolongou-se, mas não demoveu a artista de voltar à música.
Após alguns anos em silêncio, a artista divulgou temas novos durante este ano, entre os quais "Kurtidu", lançado em setembro deste ano. A par deste tema, Sara Tavares ficou na memória dos portugueses com as músicas "Ponto de Luz", "Eu Sei", "Chamar a Música" e "Longe do Mundo".
Descansa em paz, Sara!
(Imagens: Reprodução de vídeo)